Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Fim do cartão de débito? Pix pode substituir transações

Sistema do Pix já possui cerca de 120 milhões de usuários

Desde seu lançamento em novembro de 2020, o Pix já ultrapassou R$ 4,6 trilhões em transações. Cerca de duas vezes mais que o volume de transações em cartões. Os dados foram divulgados em relatório do Bank of America. Além disso, o sistema do Pix também já possui cerca de 120 milhões de usuários, sendo um bom candidato para substituir outros meios de pagamentos. Mas será que o Pix vai representar o fim do cartão de débito? Para saber mais, confira a seguir!

Fim do cartão de débito? Pix pode substituir transações

De acordo com informações do BofA, o Pix já está substituindo as transferências de dinheiro de baixo custo. O movimento acontece principalmente porque o sistema elaborado pelo Banco Central é muito simples, fácil de ser utilizado, com transação instantânea e, o melhor, sem custo algum.

Contudo, quando falamos em pagamentos para negócios, o Pix ainda tem uma penetração limitada. Apesar disso, o BofA acredita que a modalidade está avançando aos poucos, em especial quando se trata de substituir transações em dinheiro e cartões de débito. Essas últimas são as mais suscetíveis a serem substituídas pelo Pix.

“Do ponto de vista financeiro, ambas as transações são idênticas para o consumidor, mas o Pix deve ser mais atraente para os comerciantes com taxas de administração (Merchant Discount Rates, MDR) mais baixas”, afirmaram os analistas Mario Pierry e Antonio Ruette no relatório.

Por fim, a expectativa é que esse movimento pese nas receitas de taxas e tarifas dos bancos em relação aos cartões de débito. Contudo, não deve afetar a lucratividade. Já os cartões de crédito devem estar seguros nesse sentido.

“Achamos improvável que os cartões de crédito e boletos sejam substituídos pelo Pix no curto prazo, tendo em vista os múltiplos benefícios oferecidos aos portadores (carência, recompensas, etc) e todo o ecossistema por trás dos boletos, permitindo o controle total da liquidação, conciliação e processo de cobrança”, apontam.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de créditoempréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Marciobnws/shutterstock.com