Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Deixar de sacar o benefício do INSS pode gerar o cancelamento dos pagamentos

O benefício do INSS pode ser suspenso depois de um período maior que dois meses sem movimentação do dinheiro na conta do segurado

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Muitos segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) acreditam que após conseguirem a concessão do benefício previdenciário, como a aposentadoria, não há a possibilidade de cancelamento.

Isso pode ser até verdade, já que na maioria dos casos, o INSS não pode cancelar o benefício. Contudo, a suspensão do benefício previdenciário pode ocorrer caso o segurado não cumpra com as exigências solicitadas pelo órgão.

Dessa forma, de acordo com o INSS, se o segurado não realizar os saques dos pagamentos mensais podem sinalizar ao instituto que o segurado morreu.

Portanto, o benefício pode ser suspenso depois de um período maior que dois meses sem movimentação do dinheiro na conta do segurado. Assim, ainda que o segurado tenha condições de não usar o valor do benefício, é preciso fazer alguma movimentação mensal da quantia.

Como consultar o benefício do INSS

Portanto, existem três maneiras do segurado consultar seu benefício sem precisar sair de casa.

Consulta por telefone

Assim, para realizar consulta sobre o benefício do INSS ou até mesmo obter informações, o segurado pode ligar no número 135 que tem o atendimento disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h. 

Consulta pelo site

Por meio do site Meu INSS, o segurado tem acesso a diversos serviços digitais do INSS. Dessa forma, para consultar o benefício ele deve seguir alguns passos:

  • Fazer o login no site;
  • Na tela inicial clicar em “Extrato de Pagamento”;
  • Pronto, o usuário terá acesso ao extrato e todos os detalhes sobre o pagamento de seu benefício.

Consulta pelo aplicativo

Assim como no site, o segurado pode consultar seu benefício por meio do aplicativo do Meu INSS (disponível para Android e iOS), lá também é necessário efetuar o login para ter acesso aos serviços disponíveis.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Siga-nos no canal no YouTube e em nossas redes sociais, como o  Facebook, Twitter, Instagram, e Twitch. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Ground Picture/shutterstock.com