Deputado quer acabar com papel-moeda. Transações só poderão ser feitas por meio digital

Hoje em dia, é possível fazer muitas transações financeiras usando meios digitais. No entanto, muita gente que ainda não tem muita familiaridade prefere usar dinheiro em espécie ao fazer compras. Contudo, um projeto de lei que está em tramitação na Câmara dos Deputados pode acabar com o papel-moeda no Brasil. Saiba mais sobre esse Projeto de Lei (PL) no texto abaixo.

É provável que você também goste:

Começa hoje (28) um novo ciclo de pagamento do auxílio emergencial

Pandemia acelera mudanças nos meios de pagamento do Brasil

Nota de R$ 200 suspensa? Partidos pedem suspensão da nova nota ao STF

Projeto de Lei pode acabar com o papel-moeda no Brasil

Conforme o PL 4068/20, do deputado Reginaldo Lopes (PT-MG), o papel-moeda pode acabar em breve. Pelo texto, todas as transações financeiras devem ser feitas apenas em meio digital. Assim, a posse de cédulas só vai ser permitida para fins de registro histórico.

A produção, a circulação e o uso de notas com valor superior a R$ 50 vão ser proibidos até um ano após a aprovação da futura lei. Para as cédulas de valor inferior, o prazo vai ser de até 5 anos. Além disso, a Casa da Moeda do Brasil vai ter entre as suas atribuições a criação de tecnologias para transações financeiras.

De acordo com Lopes, “a tecnologia proporciona todas as condições para pagamentos sem a necessidade de dinheiro em espécie. Terroristas, sonegadores, lavadores de dinheiro, cartéis de drogas, assaltantes e corruptos estariam muito mais facilmente na mira do controle financeiro”.

E então, o que você acha dessa proposta? Você também acha que o papel-moeda deveria acabar no Brasil? Deixe a sua opinião nos nossos comentários.

Enfim, gostou da matéria?

Então, nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitter Instagram. Assim você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos etc.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Imagem: Brenda Rocha / Shutterstock

Comentários
Carregando...

Este website usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Leia Mais