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Você já ouviu falar em Open Banking? Descubra aqui como funciona

O Open Banking está previsto para terminar de ser implantado no Brasil até o final de 2021.

Você já ouviu falar em Open Banking? Ele é uma novidade no sistema financeiro do Brasil, que passa por um processo de implantação em 2021. Esse termo se refere à padronização do compartilhamento entre as instituições financeiras de informações sobre os seus produtos e serviços. O sistema, com a administração do Banco Central (BC), possui quatro fases de implantação. 

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O Open Banking é um conjunto de regras e tecnologias. Ele visa facilitar o compartilhamento de dados entre as mais diversas instituições financeiras e vai operar de forma gratuita, digital e segura. Assim, o Open Banking faz uma integração entre os serviços das instituições participantes. 

Em outras palavras, o Open Banking une a maneira de compartilhar os dados entre bancos e fintechs diferentes. Por meio desse tipo de serviço, o cliente pode usar suas informações como quiser. Além disso, pode decidir com quais empresas vai dividi-las. 

Como exemplos de informações a compartilhar, podemos citar os dados cadastrais, histórico de transações e serviços comprados. Dessa forma, pode-se usar o Open Banking para consultar serviços, opções de crédito e taxas em outros bancos, bem como realizar portabilidade de conta sem burocracia. 

Para as instituições financeiras, a vantagem do Open Banking é que as mesmas podem acessar informações de clientes em outras empresas. Esse acesso vai estar disponível em uma plataforma única, que une todos os dados em uma interface. 

Até o momento, mais de 250 instituições têm autorização do Banco Central para participar do Open Banking. Dentre as instituições, estão bancos, fintechs, plataformas de pagamento e cooperativas de crédito. Neste link, você pode conferir a lista de participantes.

Fases de implementação

O Banco Central criou 4 fases de implementação do sistema de Open Banking no Brasil. O sistema iniciou em 1º de fevereiro, e o encerramento previsto é para 15 de dezembro. 

  1. Fase 1 (a partir de 01/02): as instituições liberam informações padronizadas sobre canais de atendimento, produtos e serviços oferecidos. No entanto, nesta fase, nenhum dado de cliente é compartilhado;
  2. Fase 2 (a partir de 15/07): nessa etapa, os clientes podem liberar às instituições financeiras o compartilhamento das suas informações. Dentre elas, estão os dados cadastrais, o cartão de crédito e o histórico de transações. Além disso, quem desejar participar desse sistema, pode receber ofertas, bem como sugestões personalizadas de acordo com os seus dados;
  3. Fase 3 (a partir de 30/08): a partir dessa etapa, pode-se compartilhar transações de pagamento (débito em conta, transferências por PIX, entre outros). Além disso, é possível encaminhar propostas para operação de crédito. Contudo, o cliente precisa autorizar isso;
  4. Fase 4 (a partir de 15/12): nessa última etapa, o Open Banking vai liberar o compartilhamento de outros serviços, havendo liberação do cliente. Isso inclui operações de câmbio, seguros, investimentos, entre outras. Em suma, mais sugestões e serviços financeiros singulares podem ser oferecidos aos clientes. Entretanto, eles também precisam autorizar o compartilhamento. 

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Imagem: atk work / Shutterstock.com