Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Descubra o que faz o preço do dólar variar

Desde o início da pandemia do novo coronavírus, o valor do dólar no Brasil e em outras partes do mundo tem variado muito. 

A questão é que, quando o dólar está alto, ele impacta não somente quem vai viajar para o exterior, como também provoca um aumento nos preços de diversos produtos brasileiros. Além disso, com a alta do dólar, empresas que importam mercadorias acabam transferindo esse aumento para o valor do item, o que impacta diretamente os consumidores e a inflação de um país. 

Mas, afinal, o que faz o dólar oscilar tanto? A seguir, vamos explicar como essa variação ocorre e as causas que levam a moeda subir ou diminuir. 

É provável que você também goste:

C6 lança serviço para transferência em dólar ao exterior em conta global

Conheça 5 formas de ganhar em dólar pela internet

Baby doge: conheça a nova criptomoeda que subiu 200%

O que faz o dólar oscilar?

O dólar comercial varia dependendo da demanda e oferta do mercado. Esse tipo de dólar é utilizado em transações financeiras de bancos e governos para venda e compra de itens, exportações e importações, além de outros investimentos. 

Dessa forma, quanto mais pessoas compram o dólar, mais aumentará o seu valor. Da mesma forma, quanto menos pessoas compram o dólar, menor será seu preço

Alta e baixa da moeda americana 

Existem três motivos principais para que o dólar varie para uma maior cotação:

  1. Juros Estadunidenses: quanto mais os juros dos EUA sobem, mais investidores brasileiros aplicam capital no exterior, já que o lucro será maior lá fora;
  2. Balança comercial: quando o país importa mais itens do que exporta, a oferta de dólar diminui e isso gera um déficit na balança e, por isso, o valor do dólar aumenta;
  3. Despesas de turistas: quando um grande número de brasileiros viajam internacionalmente, isso produz um maior consumo de dólares que são utilizados no exterior. 

Essas condições também servem para explicar as influências que impactam o dólar para diminuir sua cotação:

  1. Juros Brasileiros: quanto mais os juros do Brasil aumentam, mais investidores aplicam seu capital aqui para gerar mais lucro, o que diminui o valor do dólar;
  2. Balança comercial: quando o Brasil exporta mais itens do que importa, mais dólar entra no país, o que sobe sua oferta;
  3. Turistas estrangeiros: quando um grande número de viajantes estrangeiros entram no país, isso traz mais dólar para o Brasil, o que faz a moeda diminuir de valor.

Além dessas condições, o dólar também oscila dependendo da situação política e econômica de um país. 

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Anna_So / Shutterstock.com