Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Detran divulga lista de motoristas com risco de perder a CNH; confira

Mais de 500 motoristas correm risco de perder a CNH, de acordo com lista publicada pelo Detran. Saiba mais!

Mais de 500 motoristas de Brasília (DF) estão sob o risco de perder a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Dessa forma, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) divulgou uma lista com os nomes de todos aqueles que estão nessa situação.

A listagem com os nomes dos motoristas foi publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) nesta terça-feira (30). Continue a leitura para mais informações!

Detran-DF divulga lista de motoristas que podem perder a CNH

Imagem de uma pessoa segurando uma CNH, Carteira Nacional de Habilitação
Imagem: rafapress / Shutterstock.com

A Junta Administrativa de Recursos de Infrações (Jari) concedeu um prazo de 30 dias para que os 503 motoristas listados apresentem um recurso. Caso não haja a aprovação do recurso, esses condutores podem perder a CNH por um período que varia de 2 a 12 meses. A efetivação da suspensão ocorrerá caso todas as possibilidades de defesa se esgotem.

O início da penalidade determina-se pelo resultado dos recursos. Se os motoristas não entrarem com recurso em primeira e segunda instância, a suspensão começa em 60 dias. Caso a penalidade seja mantida em segunda instância, a suspensão tem início no 31º dia. Se o motorista optar por não recorrer, a penalidade começa na data que ele abrir mão do direito de defesa.

Ademais, durante a suspensão, o condutor deve realizar um curso de reciclagem e passar em um exame correspondente. Se o motorista não cumprir a exigência do curso de reciclagem após o período de suspensão, ou tiver reprovação no exame, a restrição na CNH continuará em vigor.

Quais são as penalidades adicionais?

Se houver flagra do condutor dirigindo enquanto estiver suspenso após perder a CNH, a penalidade aumenta. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), nesse caso as autoridades iniciarão um processo administrativo para a cassação da CNH.

Veja também:

Nubank lança nova forma dos clientes conseguirem dinheiro

Portanto, para conferir se o seu nome está entre os mais de 500 listados pelo Detran-DF, é possível encontrar os nomes a partir da página 50 do DODF desta terça-feira (30).

Imagem: rafapress / Shutterstock.com