Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

DETRAN libera CNH sem precisar de exame médico

Agora, o motorista precisa ir até uma unidade presencial do Detran-RJ apenas para retirar a CNH pessoalmente.

Os motoristas do Rio de Janeiro (RJ) devem contar agora com uma nova possibilidade e facilidade. Quem precisar emitir uma nova via do Carteira Nacional de Habilitação (CNH) pode solicitar a emissão online. Isso mesmo, o Departamento de Trânsito (Detran-RJ) criou essa nova forma de pedir a emissão do documento, de forma totalmente online, por meio do site do próprio órgão.

Assim, o motorista precisa ir até uma unidade presencial do Detran-RJ apenas para retirar a CNH pessoalmente. Entretanto, não é possível fazer nenhum tipo de alteração no documento para que ele possa ser solicitado dessa forma.

Detran-RJ permite solicitar nova CNH pela internet

O anúncio da novidade ocorreu no dia 25 de novembro. A autoridade de trânsito deve aproveitar todos os dados, inclusive a foto cadastrada, para realizar a atualização da CNH. Se for necessário fazer alguma alteração ou atualização, o motorista precisa ir até uma unidade física do departamento.

Inclusive, é necessário dizer que o pagamento da taxa de emissão segue sendo feito normalmente. Ou seja, o condutor precisa pagar a taxa de R$ 173,03 pelo posto digital no site do Detran-RJ.

A área do pedido simplificado da CNH retira a necessidade de fazer o exame médico para a renovação da carteira. A ida até o posto da autoridade ocorre somente para retirar a carta de motorista em mãos. Além disso, as pessoas que podem ser isentas da taxa, precisam ir de forma presencial ao departamento.

Como acessar a sua CNH digital?

Atualmente, é possível ter a versão digital da CNH. Sendo assim, confira a seguir como você pode registrar a sua CNH digital, ou CDT (Carteira Digital de Trânsito):

  1. Baixe o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito;
  2. Em seguida, faça login com o cadastro registrado no portal Gov.br;
  3. Logo após, o aplicativo solicitará a foto do QR Code que está atrás da CNH convencional;
  4. Depois, confirme o CEP de onde você mora;
  5. Cadastre o Renavam e o código do CRLV do veículo.

Por fim, tendo o documento sempre associado ao app, não é necessário mais andar com a cópia original impressa da CNH.

Imagem: Reprodução/site DETRAN-RJ