Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

4 dicas fundamentais para melhorar o seu score de crédito

0

O score de crédito é um índice calculado por birôs de crédito, como SPC e Serasa, que são baseados nas informações presentes no cadastro positivo, criado em 2011 e regulamentado ano passado. O cadastro, portanto, reúne dados financeiros sobre pessoas físicas e jurídicas, em especial sobre os pagamentos realizados. Sendo assim, o crédito poderá baratear para quem paga suas contas em dia.

É provável que você também goste:

Mercado Pago lança empréstimo para poder ser usado fora do Mercado Livre

Quem pagou DPVAT entre 2014 e 2019 tem direito a R$ 550 em site no WhatsApp?

Pagar à vista e não usar crédito pode piorar nota no SPC, Serasa e Boa Vista

4 dicas fundamentais para melhorar o seu score de crédito

Antes de tudo, como a nota de crédito é calculada?

A nota do score de crédito vai de 0 a 1 mil pontos. Ou seja, quanto maior a pontuação, menor o risco do consumidor deixar de pagar suas contas. Cada birô tem a sua própria metodologia para o cálculo, no entanto, há alguns pontos em comum, como o uso de informações sobre inadimplência, dados de contato (endereço e telefone) e o cadastro positivo, que são informações sobre as contas que o consumidor pagou em dia.

No entanto, não entram informações sobre a renda do consumidor, saldo bancário ou detalhes das despesas e limite do cartão de crédito.

A tendência, entretanto, é que embora as metodologias sejam diferentes, as pontuações sejam similares em todos os birôs.

Confira então 4 dicas fundamentais para melhoras sua pontuação

Mantenha o nome limpo

Obviamente que é muito importante que o seu nome não esteja negativado nos órgãos de proteção ao crédito. Isso porque você será visto como um mau pagador pelo mercado e a sua pontuação só vai tender a cair.

Tenha contas de água, luz, telefone fixo e gás em seu nome

Ter essas contas atreladas ao seu nome pode ajudar a melhorar a pontuação porque aumenta a confiança das instituições financeiras de que é possível entrar em contato com você.

Não pague apenas parte da fatura do cartão de crédito

Este é um erro comum dos consumidores. Mas é importante que você saiba que é muito prejudicial para a sua pontuação pagar apenas parte da fatura do cartão de crédito. Pois isso demonstra para o mercado que você não está sabendo se organizar para pagar todas suas contas em dia.

Mantenha os seus dados sempre atualizados nos birôs

Manter os dados cadastrais sempre atualizados nos birôs de crédito é muito importante. Ou seja, se o consumidor mudar de nome porque casou, mudou de endereço ou telefone deve informar a alteração. As informações de cadastro devem ser consistentes, pois o mercado de crédito é baseado na confiança dos dados.

Considerações Finais

Por fim, é importante salientar que mesmo tomando algumas das atitudes acima, nada é garantido que o seu score de crédito aumente rapidamente. O mais importante é você sempre seguir na linha e ter paciência, pois uma hora a sua pontuação irá melhorar.

Enfim, gostou da matéria sobre as dicas para melhorar o seu score de crédito?

Então, siga o nosso canal do YouTube, e nossas redes sociais como o FacebookTwitter e Instagram. Assim acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais, empréstimos e matérias relacionadas ao assunto de fintechs.

Imagem: Zapp2Photo/Shutterstock.

Comentários
Carregando...