Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Dicas para economizar nas compras de Páscoa

A Páscoa está quase aí e muitas pessoas estão em busca de fazer as compras da ceia e dos presentes do período, tais como os ovos de chocolate. De acordo com uma pesquisa do Procon-SP, a alta nos preços médios das barras e dos ovos de chocolate ultrapassou a inflação, que já acumula 11,3% em 12 meses. Os ovos aumentaram 19,53%; os tabletes, 13,02%; e os bombons subiram 2,36% em relação ao mesmo período de 2021. Enquanto os preços aumentaram, o poder de compra dos consumidores só caiu. Diante disso, o consultor financeiro Samuel Torres, deu algumas dicas de como economizar na hora de fazer as compras de Páscoa. Confira a seguir.

É provável que você também goste:

Páscoa: Esfera dá 10% de desconto + café Starbucks na compra de ovos de chocolate

Veja como aumentar sua renda durante a Páscoa

Promoção de Páscoa do Bitz dará mais cashback e tem parceria Lacta

Dicas para economizar nas compras de Páscoa

Abaixo, confira 4 dicas para economizar durante a Páscoa.

1 – Faça pesquisas de valores pela internet

A primeira dica vale para a Páscoa e para qualquer outra ocasião. De acordo com Torres, “O levantamento realizado pelo Procon, por exemplo, mostrou que os produtos de diferentes marcas podem ter diferença de até 224% em seus valores. Com isso, fica clara a importância de se pesquisar bem antes de realizar a compra de qualquer produto”. Assim, o consumidor não precisa ir de loja em loja para pesquisar os preços. Através da internet, é possível ver os preços dos mais diferentes produtos, bem como ter a informação para comparar onde e o que mais compensa comprar.

2 – Realize um orçamento antes de ir às compras

Além de compreender como estão os preços dos produtos de Páscoa, o consultor financeiro disse que é importante fazer um orçamento. Em suma, isso deve ajudar o consumidor a entender o quanto pode gastar, e assim, evitar comprar mais do que precisa. De acordo com Torres, “Ainda que você queira presentear todos seus entes queridos, é preciso ter em mente qual valor cabe na sua carteira para não cair no erro de se endividar“.

3 – Procure produtos similares

Durante o período de Páscoa, o que mais tem em lojas e supermercado, são diferentes tipos de ovos de Páscoa. Sendo assim, na hora de comprar o produto, é necessário usar isso ao seu favor. Ou seja, a grande recomendação, é trocar o chocolate de uma marca mais famosa, por uma parecida, ou de uma confeitaria local. Por vezes, ao substituir os produtos, você encontrará produtos de qualidades até melhores, com um valor mais em conta. Ou ainda, você pode comprar caixas de bombons ao invés de ovos.

4 – Não deixe para comprar na última hora

De acordo com Torres, “Parece uma dica óbvia, mas, infelizmente, esse ainda é um péssimo hábito dos brasileiros. Quanto mais próximo da data, mais caro os produtos vão estar”. Além disso, ele disse que isso ocorre pois um produto mais buscado tende a ter o seu preço maior, já que sofre uma supervalorização. Sendo assim, se programar e não deixar para a última hora, é fundamental. Quanto antes o consumidor garantir o que precisa, menos sufoco e mais economia ele terá. “E isso vale para qualquer data e qualquer que seja a compra”, finaliza Torres.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Marcelo Veras / Shutterstock.com