limite do cheque especial

Muitos consumidores utilizam o limite do cheque especial, pois é uma linha de crédito pré-aprovada que fica sempre disponível para o cliente. Ou seja, isso significa que o cliente pode utilizar a qualquer momento, sendo que o limite é disponibilizado de acordo com a renda mensal do titular da conta. Entretanto, a dívida é paga com juros e outros encargos que geralmente são bem altos.

Leia também:

Golpe: página falsa do Banco Inter promete aumento de limite no cartão.

Você pode sacar o FGTS em caso de doença grava. Saiba quais são elas.

Se é tão caro, por que sera que as pessoas ainda usam o limite do cheque especial? A resposta é simples: pela praticidade e facilidade, pois em um momento emergencial, basta utilizar o limite e sacar o dinheiro. Ou seja, essa é a vantagem, o dinheiro é utilizado em um momento crítico. Mas, é importante tomar cuidado e não ser levado a uma situação de descontrole.

Uma das grandes desvantagens é que o cheque especial possui uma das maiores taxas de juros de produtos de crédito no Brasil. Por isso, é imprescindível pagar em dia e de preferência antes do vencimento.

Por isso, confira 5 dicas para sair do limite do cheque especial:

Negocie com o banco

Os bancos geralmente facilitam a negociação da dívida, então procure o gerente e negocie. É possível que você consiga juros menores. É importante salientar que normalmente o banco se interessará que o cliente pague suas dívidas, portanto pode ser um caminho mais fácil.

Reduza o limite do cheque especial

Entre em contato com o seu gerente e peça redução do limite do cheque especial, especialmente se você usa com frequência e não tem controle sobre os seus gastos.

Assim, você não terá tanto dinheiro a disposição e isso fará você ter um cuidado maior na hora de gastar e utilizar o limite da conta.

Controle suas finanças

Os consumidores costumam entrar em dívidas por não saber lidar com o dinheiro. Geralmente a compulsão por gastar é o que faz as pessoas entrarem em dívidas. Ou seja, comece a colocar em uma planilha todas as suas receitas e despesas, assim você se conhecerá melhor e conseguirá se controlar de uma maneira mais adequada. Estabeleça o quanto você poderá gastar por mês e siga rigorosamente a sua meta.

Faça renda extra

A renda extra pode ser uma excelente ideia para você sair do limite do cheque especial. Ou seja, se você tem aptidão por outras atividades profissionais, talvez seja o momento de conseguir uma renda extra. Assim, com o dinheiro que entrar, você poderá quitar as dívidas e diminuir o uso constante do cheque especial.

Crie uma reserva para situações de emergências

É extremamente importante que você consiga também juntar uma parte do seu salário para situações emergenciais. Portanto, guarde 10% ou 15% do seu salário e reserve para aquelas situações que não conseguimos prever, mas que sempre acontecem.

Gostou da notícia?

Então, nos siga em nossas redes sociais como o FacebookTwitter e Instagram. Acompanhe os nossos artigos sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais, financiamentos, empréstimos e tudo relacionado ao assunto das fintechs.

Sobre o autor Ver todos os posts Site

Luiz Felipe Kessler

Entusiasta de fintechs e tudo o que a tecnologia proporciona de facilidades em nossas vidas.

Fundador do Seu Crédito Digital e do Optclean Tecnologia.

Comentários no Facebook