Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Dinheiro esquecido: entenda o que muda na 2ª fase de resgate

Segundo o Banco Central, na 1ª fase do Sistema Valores a Receber foram feitas quase 3 milhões de solicitações de resgate referentes ao dinheiro esquecido. Os valores liberados ultrapassaram os R$ 245 milhões. 

Nesta 2ª fase, a entidade federal prevê cerca de R$ 4 bilhões a serem liberados para 1,6 milhão de pessoas físicas e empresas.

Dessa forma, no próximo mês será aberta a consulta a valores deixados em bancos e instituições financeiras fechadas por motivo de falência ou recuperação. Além disso, os brasileiros também poderão verificar valores em corretoras ou distribuidoras de títulos monetários.

Sendo assim, a 2ª fase começa a partir do dia 2 de maio e você poderá acessar o site do Sistema de Valores a Receber para realizar consultas como:

  • Parcelas ou obrigações relacionadas a operações de crédito cobradas de maneira indevida;
  • Entidades em liquidação extrajudicial;
  • Contas de pagamento pré-paga e pós-paga encerradas com saldo disponível;
  • Tarifas cobradas de forma indevida;
  • Contas de registro que são mantidas por corretoras e distribuidoras de valores e títulos mobiliários finalizadas com saldo;
  • FGCoop (Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito);
  • FGC (Fundo Garantidor de Créditos).

Mudanças no agendamento na 2ª fase

A fim de facilitar a vida do usuário, agora não será mais necessário acessar o portal em dois momentos diferentes para solicitar o dinheiro esquecido. Contudo, será preciso agendar uma data e horário de retorno na primeira consulta e voltar ao site no prazo correto para solicitar a transferência.

Além disso, o resgate ficará disponível já na primeira consulta, sem necessidade de agendamento. O BC também informou que mesmo que você não tenha tido saldo na 1ª fase, pode ser que tenha valores para retirar na 2ª.

“O sistema contará com informações novas repassadas pelas instituições financeiras. Ou seja, mesmo quem já resgatou seus recursos e quem não tinha valores a receber na primeira etapa deve consultar novamente o sistema, pois os dados serão atualizados e pode haver recurso novo”, explicou.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Vergani Fotografia / Shutterstock.com