Estamos vivendo um momento muito delicado da nossa economia, devido ao isolamento social por conta da pandemia do novo Coronavírus. Entretanto, mesmo antes da crise de saúde chegar ao Brasil, nossa economia já não estava indo bem. Dessa forma, o vírus acabou piorando nossa situação, e agora temos milhares de negativados e desempregados. Todavia, saiba que é possível se organizar e conseguir dinheiro extra sem fazer um empréstimo mesmo estando com o nome sujo. Aqui mostraremos 4 opções para você.

É provável que você também goste:

C6 Bank e Mastercard dão desconto de até 40% na Rappi e gorjeta a entregadores

Centenas de pessoas foram presas por fraudarem o auxílio emergencial

Nubank libera emissão de boletos de cobrança grátis para PJ

Porque você deve conseguir dinheiro extra sem fazer um empréstimo?

Como falamos anteriormente, nossa economia já não estava muito bem, e a crise de saúde causada pelo COVID-19 piorou a situação do Brasil. E se você está negativado ou desempregado, a última coisa que você deve fazer nesse momento é contrair mais dívidas. Digo isso porque a previsão dos próximos tempos é de uma crise econômica ainda mais forte que a que estamos vivenciando, e ficará cada vez mais difícil de você conseguir ficar em dia com os seus débitos.

Então, minha dica é que você evite contrair dívidas e se possível, quite seus débitos em aberto. Tente aproveitar o momento para renegociar suas dívidas e limpar seu nome, para que quando a crise esteja mais grave você tenha a opção de pedir crédito se necessário.

4 maneiras de conseguir dinheiro extra sem fazer um empréstimo

Use o saque emergencial do FGTS

Se você tem direito ao saque emergencial do FGTS, faça seu saque e guarde ou invista este dinheiro. Antes de mais nada é importante você saber que o rendimento do FGTS é muito pequeno, chegando a ser menor do que a poupança ou o Tesouro Direto, que atualmente já são bem baixos devido à queda da taxa Selic (explico mais sobre isso aqui).

Portanto, se você tem a oportunidade, retire o máximo que puder do seu FGTS e invista este dinheiro em alguma aplicação mais rentável, como bolsa de valores (se você souber operar), ou o CBD, LCI ou LCA. Você também pode deixar o dinheiro em uma conta digital que renda 100% do CBD, como o Nubank.

Verificar atrasados do INSS

Os segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) podem conseguir dinheiro extra sem fazer empréstimo com o pagamento de atrasados do INSS. Já estão disponíveis os créditos do 8º lote, referentes à revisão dos benefícios decorrentes da mudança do Artigo 29, da Lei 8.213.

Os pagamentos são feitos com base em um acordo de 2012 entre INSS, o Ministério Público Federal e o Sindicato Nacional dos Aposentados e Pensionistas da Força Sindical, divididos em dez lotes. Seguindo o cronograma, o último lote deverá ser quitado em 2022.

Este acordo revisou os cálculos para os benefícios por incapacidade ou pensões por morte deles decorrentes entre 2002 e 2009. Na época, esses benefícios haviam sido calculados com 100% dos salários de contribuição dos segurados. Na revisão, a média passou a incluir somente as 80% melhores contribuições.

Em 2020 recebem os segurados que tinham entre 46 e 59 anos de idade em 17 de abril de 2012 e não recebiam mais o auxílio do INSS. Se você quer saber se tem direito aos atrasados do INSS, basta fazer uma consulta no telefone 135, pelo aplicativo “Meu INSS” ou pelo site meu.inss.gov.br.

Sacar cota de consórcio

De acordo com a Circular n° 4.009 de 28/4/2020 do Banco Central (BC), temporariamente durante a pandemia, o consumidor contemplado em um consórcio e que já tenha quitado todas as parcelas, poderá sacar o crédito em dinheiro vivo ou por depósito bancário.

Antes da decisão era necessário aguardar 180 dias após ser contemplado para ter acesso ao crédito, a ser usado para compra direta do bem ou do serviço, sem a possibilidade de receber em dinheiro. Para poder sacar, é necessário já ter sido ou ser contemplado pelo consórcio até 31 de dezembro deste ano.

Vender algum bem ou imóvel

Por fim, a última opção para dinheiro extra sem fazer empréstimo da nossa lista é a venda de um bem ou imóvel que você tenha e não use, ou que não seja crucial para você. Pode ser um carro, um apartamento, um sítio ou mesmo uma joia de valor. Se você está apertado de dinheiro, ou seus negócios estão indo mal, saiba que os próximos meses não devem ser fáceis, e é melhor estar com dinheiro na mão por precaução.

Além disso, os preços podem cair bastante, considerando a lei da oferta e procura, que acaba por determinar os preços na nossa economia. Os preços tendem a cair em períodos de crise devido à diminuição da procura e aumento da oferta.

Use seu dinheiro extra com sabedoria

Independente da maneira que você vai usar para conseguir dinheiro extra sem fazer empréstimo, é necessário usar esse dinheiro com sabedoria, e multiplicar ele para poder ter uma situação mais confortável.

Aproveite seu dinheiro extra para tirar uma boa ideia do papel. Estamos falando de empreendedorismo. Embora haja de fato uma crise, muitos serviços estão tendo um aumento de demanda devido à quarentena. Dentre esses podemos dar como exemplo as tele-entregas de alimentos (e de vários outros insumos também).

Enfim, gostou das dicas para conseguir dinheiro extra sem fazer empréstimo?

Então, siga o nosso canal do YouTube, e nossas redes sociais como o FacebookTwitter e Instagram. Assim acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais, empréstimos e matérias relacionadas ao assunto de fintechs.

Imagem: rafapress, via Shutterstock.

Sobre o Autor

Priscilla Kinast

Redatora

Estudante de Ciência e Tecnologia na UFRGS - Universidade Federal do RS, apaixonada por inovações tecnológicas, mistérios da ciência, bem como filmes e séries de ficção científica

Ver todos os artigos