Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Seu dinheiro na poupança está “encolhendo”. Veja alternativas para investir

Há 20 meses, rendimento de investimentos deste tipo são negativos.

Se há um tempo a poupança era a forma mais comum de guardar seu dinheiro, hoje em dia ela já não é tão boa assim. Na verdade, a poupança têm sido o pior tipo de investimento quando o assunto é rendimento. Prova disso é que o dinheiro das pessoas está literalmente “encolhendo” parado, ao completar 20 meses seguidos de perdas para a inflação. Então, para saber novas formas de investir seu dinheiro, confira a seguir.

É provável que você também goste:

Paulo Guedes pretende melhorar programas sociais e área de investimentos

Seu dinheiro na poupança está “encolhendo”; veja opções para investir

Dessa forma, quem tem dinheiro na poupança hoje está de fato perdendo poder de compra há quase 2 anos. Em abril, por exemplo, a rentabilidade da poupança foi de 0,56% em termos nominais. Contudo, a inflação média medida pelo IPCA foi de 1,06%. Essa é a maior taxa em 26 anos. Com isso, a caderneta teve um retorno negativo de -0,50% no mês.

Além disso, no acumulado em 12 meses até abril, a poupança teve um rendimento real negativo. Foi a maior perda observada nos 12 meses até março, com uma taxa negativa, a -6,20%. Os dados são do levantamento da provedora de informações financeiras Economatica.

Vale dizer que a última vez que a poupança teve ganhos reais no acumulado em 12 meses foi em agosto de 2020. Ou seja, faz um bom tempo que a poupança já não oferece nenhum rendimento real. E, de fato, faz o seu dinheiro encolher em vez de crescer. Tudo isso por conta do seu rendimento estar abaixo da inflação.

Por fim, a boa notícia é que existem outras alternativas para investimento. Especialmente com a alta da taxa Selic. Com isso, atualmente há opções de investimento em renda fixa que superam a rentabilidade da poupança e estão dando retorno de até mais de 1% ao mês. Entre as alternativas seguras, estão os CDBs (Certificado de Depósito Bancário), LCI (Letras de Crédito Imobiliário), LCA (Letras de Crédito do Agronegócio) e o Tesouro Selic.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitchInstagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Yuliia Rubakha / Shutterstock.com