Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Dívidas prescritas podem ser cobradas? Saiba o que diz o Serasa

0

Em algum momento, você já ouviu falar ou já se perguntou as dívidas prescritas realmente caducam depois de 5 anos. A resposta é sim, porém, isso não significa que a pendência não precise ser paga. Saiba mais. 

O que diz o Serasa

Atualmente, mais de 64 milhões de brasileiros estão inadimplentes perante o Serasa. E, diante disso, muitos deixam de pagar suas dívidas na esperança delas serem anuladas futuramente. 

Vale pontuar que apenas despesas mais comuns como cartões de crédito, financiamento e impostos prescrevem em 5 anos, contado a partir da data de vencimento da conta. As demais despesas podem levar 10 anos para serem prescritas. 

No entanto, a instituição de proteção ao crédito alerta que a prescrição da dívida não significa que ela não exista mais e que a empresa pode acionar várias maneiras para cobrar o devedor. 

Dessa forma, o credor continua tendo direito de receber o que é dele, o que muda com a prescrição da dívida são os recursos que a empresa pode usar para cobrar. 

Lembrando que cobranças em geral devem ser feitas por vias amigáveis, como mensagens de texto, e-mails e cartas. Nenhuma instituição tem aval para usar qualquer tom acusatório, intimidatório ou ameaçador no tratamento com o consumidor.

Inclusive, muitas empresas passaram a terceirizar sua cobrança empresarial como forma de melhorar a gestão financeira. Essas companhias adotam técnicas e práticas eficientes para negociar dívidas e aumentam suas chances de receber valores atrasados.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

imagem: Rawpixel.com / shutterstock.com

Este website usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar

Fechar