Seu Crédito Digital
Seu Crédito Digital

Dólar deve continuar caindo? É hora de comprar?

O dólar alcançou o menor patamar em meses e ficou abaixo dos R$ 5 nesta semana. Entenda os motivos e confira as expectativas!

Rafaela MedolagoPor Rafaela Medolago2 min de leitura
IRS

Na quinta-feira (2), o dólar fechou o dia em queda de 0,32% e durante o dia chegou a registrar um valor abaixo de R$ 5, o que não acontecia desde junho de 2022. Fatores como a manutenção da taxa básica de juros a 13,75% pelo Banco Central brasileiro e a desaceleração dos juros nos Estados Unidos podem ser considerados os principais responsáveis.

Até ontem, a moeda acumulou uma redução de 4,43% no ano, 0,57% no mês e 1,30% na semana. Afinal, o que está acontecendo com o mercado financeiro? A projeção é de uma trajetória de queda? É a hora de adquirir dólares?

As informações citadas foram divulgadas pelo Uol.

Decisão do Fed e o impacto sobre o dólar

É difícil afirmar sobre a trajetória futura da moeda norte-americana, mas é possível que ela continue em queda. O maior impacto na oscilação vista no dólar no último dia está relacionada à decisão do Federal Reserve (Fed), banco central dos Estados Unido, em desacelerar o ciclo de altas nos juros.

O aumento mais recente foi de 0,25 ponto percentual contra 0,50 e 0,75 nos meses anteriores. Ou seja, a elevação foi menor dessa vez. Com o aumento dos juros nos EUA, investidores passam a buscar aplicações mais rentáveis em outros países. O Brasil é um deles. Diante da entrada da moeda estrangeiro, o real se valoriza e o dólar cai.

Além disso, a taxa do Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (Selic) foi mantida no mesmo patamar, o que ajuda ainda mais na valorização da moeda nacional.

O dólar vai continuar caindo?

Se o cenário permanecer nesse ritmo, é provável que a moeda norte-americana continue em queda. Além dos fatores citados acima, a situação da China, com a retomada da economia, também é um ponto positivo nesse sentido. Uma vez que as empresas do Brasil aumentam a exportação, mais dinheiro entra no país.

Gostou? Siga o Seu Crédito Digital no Google e receba notícias de benefícios, INSS e crédito em primeira mão.

+311 mil seguidores

Seguir no Google

Por fim, o resultado das eleições do Congresso Nacional, que reelegeram Arthur Lira (PP-AL) e Rodrigo Pacheco (PSD-MG) para chefiar as casas, como era o esperado, são considerados como aspectos positivos para o mercado.

É a hora de comprar?

De acordo com analistas, mesmo com um valor ainda considerado alto, é uma boa hora para comprar dólares, seja para viagens ou para investimentos. 

Imagem: Oleksiichik / Shutterstock.com

Rafaela Medolago

Autor

Rafaela Medolago

Jornalista. Redatora do Seu Crédito Digital.

Topicos relacionados