Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Doria promete privatizar Petrobrás e Banco do Brasil, caso seja eleito

Neste domingo (21), acontece a prévia do PSDB, para escolher o candidato do partido à república. Dentre eles, João Doria, atual governador de São Paulo, promete que privatizará a Petrobrás e o Banco do Brasil, se eleito. De acordo com o governador, “Se eleito presidente, a Petrobras será privatizada. Numa modelagem que não transforme um monopólio estatal num privado, dividida em várias empresas”.

Ministro das Comunicações volta a defender privatização dos Correios

Doria promete privatizar Petrobrás e Banco do Brasil, caso seja eleito

De acordo com Doria, o Brasil deve seguir o mesmo modelo adotado pelos Estados Unidos em relação às empresas estatais. Ele explica que:

“Sou a favor da privatização, não para fazer do monopólio público um monopólio privado, e sim uma modelagem que permita à Petrobras ser dividida em várias empresas e ser colocada em leilão internacional na Bolsa de Valores do Brasil. É o mesmo modelo que os Estados Unidos seguiram”.

Ademais, Doria também explica que:

“Além de uma empresa dividida, defendo a obrigatoriedade da formação de um fundo regulador. Quando houver aumento do petróleo nas cotações do mercado internacional, esse fundo regulador impedirá que o aumento se reflita imediatamente no preço do combustível ou do gás”.

Por fim, Doria finaliza que:

“Se eu vencer, o Banco do Brasil será privatizado. Tem bons profissionais e boa estrutura. Mas não há necessidade de termos dois bancos (a Caixa e o BB). Já o BNDES, não. Pode ser readequado, para que cumpra efetivamente o papel de banco de desenvolvimento econômico e social, principalmente, das micro, pequenas e médias empresas. E que ele passe a ser um regulador”.
No que diz respeito aos bancos públicos, Doria disse que vai manter apenas a Caixa. “Apenas um, a priori a Caixa, para políticas habitacionais e financiamento no campo. O Banco do Brasil será privatizado, não porque é uma má empresa, mas porque não é necessário”.

Enfim, gostou da matéria?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: MATEUS BONOMI/AGIF / Estadão