Seu Crédito Digital
Seu Crédito Digital

Duas cidades brasileiras brigam na Justiça para receber impostos da Heineken

Dois municípios do Rio Grande do Sul estão disputando os impostos de fábrica da Heineken! Entenda o que está acontecendo.

Amanda SampaioPor Amanda Sampaio2 min de leitura
Fachada da Heineken

Dois municípios do Rio Grande do Sul estão disputando os impostos de uma fábrica da Heineken! Tanto Igrejinha, quanto Três Coroas estão lutando por centenas de milhões de reais da cervejaria.

O Supremo Tribunal de Justiça (STJ) dá mais um capítulo para a disputa judicial pelo repasse do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), imposto estadual dividido entre os municípios. Atualmente, é o município de Igrejinha que retém a total arrecadação da empresa. Entenda o caso.

Disputa judicial envolvendo a Heineken

De acordo com o município de Igrejinha, ainda que 85% do terreno da empresa fique em Três Coroas, a fábrica, que já pertenceu ao grupo Schincariol e Brasil Kirin, fica em seu território. No entanto, agora, a corte decidiu repartir os tributos da fábrica em 84,76% para Três Coroas e o restante para Igrejinha.

O limite entre as duas cidades é um arroio, que divide toda a extensão do terreno da cervejaria Heineken. De acordo com o procurador jurídico de Três Lagoas, Vinícius Behs, o que pesou na nova decisão é que todos os dejetos da fábrica são descartados em Três Coroas.

Ou seja, é no lado de Três Coroas que fica toda a parte de tratamento de água da empresa. Além disso, toda a água utilizada pela cervejaria também vem desta cidade. Assim, para uma empresa deste porte, é preciso ter investimento em infraestrutura.

Decisão pode ter pagamentos retroativos

Gostou? Siga o Seu Crédito Digital no Google e receba notícias de benefícios, INSS e crédito em primeira mão.

+311 mil seguidores

Seguir no Google

Ainda de acordo com Behs, essa é uma disputa que envolve centenas de milhões de reais, já que a decisão também entende que o município de Igrejinha precisa repassar os pagamentos retroativos da Heineken para Três Coroas.

Essa é uma briga que existe há quase 20 anos. No entanto, a Justiça ainda não tem nenhuma decisão final sobre os cálculos de valores dos impostos pagos pela cervejaria. A prefeitura de Igrejinha, em nota, afirmou que o julgamento não é definitivo e que não concorda com a definição do STJ, pois pretende entrar com recurso.

Imagem: ColorMaker / shutterstock.com

Amanda Sampaio

Autor

Amanda Sampaio

Relações Públicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp, redatora há mais de 3 anos em diversos nichos.

Topicos relacionados