Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

É permitido usar giroflex em carro de passeio? Posso ter que pagar multa?

Descubra se é permitido usar giroflex em carro de passeio e se o proprietário pode receber multa por isso!

Para conduzir um veículo, não basta apenas ter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). É necessário estar atento às leis de trânsito que, convenhamos, não são poucas. Por isso, é comum que novatos e veteranos do trânsito tenham muitas dúvidas. Uma delas é se é permitido usar giroflex em carro de passeio.

Ao dirigir pelas ruas e avenidas de nossa cidade, não é incomum nos depararmos com veículos equipados com iluminação intermitente ou rotativa. Embora possam parecer atraentes e até conferir um ar de autoridade ao veículo, esses equipamentos possuem uso restrito, conforme as diretrizes do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Carro de passeio não pode utilizar giroflex, mas há exceções

Segundo a legislação, tais dispositivos são restritos a veículos de socorro de incêndio e salvamento, de polícia, e de fiscalização e operação de trânsito. Isto é, não é permitido utilizar giroflex em carro de passeios, e sim carros de bombeiros, ambulâncias, veículos de órgãos de trânsito e veículos prestadores de serviços de utilidade pública.

Veja também:

Afinal, a empresa pode impedir o funcionário demitido de se despedir dos colegas?

Em relação ao carro de polícia à paisana, é permitido usar o giroflex. Segundo resoluções, a mesma permissão é válida para veículos destinados ao atendimento de acidentes ambientais, bem como viaturas das administrações penitenciárias utilizadas no transporte de presos. Isso desde que estejam em serviço.

Multa de R$ 195,23

Apesar das regras serem claras, muitos proprietários de carros de passeios se aproveitam da facilidade de encontrar o giroflex sites na internet, até mesmo de grandes redes de varejo, para instalar e utilizar de forma ilegal. A intenção geralmente é ter passagem livre no trânsito e poder estacionar mesmo em locais proibidos.

A penalidade para aqueles que ignoram as normas é severa. O veículo que não seja de utilidade pública e estiver utilizando giroflex e alarme sonoro sem autorização está cometendo uma infração grave. A multa é de R$ 195,23. Além disso, o veículo pode ser retido e o motorista pode receber cinco pontos na carteira.

Imagem: Jaromir Chalabala / shutterstock.com