Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Guia prático de como recorrer de uma multa de trânsito; veja o passo a passo

Recebeu uma multa? Saiba mais sobre como você pode recorrer de uma multa de trânsito e como fazer a solicitação!

A multa de trânsito é algo indesejável aos motoristas, principalmente por envolver pagamentos de valores geralmente altos e pontos na CNH. Porém, é possível recorrer de uma multa de trânsito pela internet em alguns casos. 

Para saber mais sobre como escapar dessa cobrança, confira todas as etapas na matéria a seguir. Veja também em quais condições o motorista consegue reverter a multa para somente uma advertência. 

Como recorrer de uma multa de trânsito?

Há casos onde um motorista pode recorrer à multa de trânsito, principalmente quando consta algum erro nas informações da infração ou quando a cobrança é indevida. Porém, antes de iniciar o processo, é preciso saber que somente o proprietário do carro pode solicitar o recurso, seja uma pessoa ou uma empresa. Também se deve analisar qual foi o órgão que emitiu a multa em questão. 

dirigir e levar multa de R$ 880
Imagem: Nomad_Soul / Shutterstock.com

Caso a cobrança ocorra por meio do Detran do seu estado, é possível solicitar o recurso pelo site. Nesse caso, o motorista deve recorrer em até 30 dias após o envio de uma multa de trânsito. Para solicitar o recurso, basta seguir o passo a passo: 

  • Acesse o site do Detran do seu estado; 
  • Entre na sua conta na instituição; 
  • Vá no setor de “Infrações”; 
  • Selecione “Defesa”; 
  • Informe qual o tipo de recurso/defesa que você vai solicitar;
  • Ofereça as informações solicitadas e siga as instruções do site. 

Veja também: Multa de trânsito de quase R$ 3.000 pode ser ANULADA; saiba como

Conversão da multa por advertência 

Em alguns casos, o motorista não precisa passar pelo processo de recorrer da multa de trânsito. Isso ocorre quando ele realiza uma infração média a leve, e não recebeu nenhuma notificação nos últimos 12 meses. 

A depender do estado, a conversão ocorre automaticamente. No entanto, quando isso não acontece, o motorista deve solicitar diretamente ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Para isso, o órgão disponibiliza o Formulário de Solicitação de Advertência para pedir o processo. Por fim, para saber mais, clique aqui.

Imagem: Nomad_Soul / Shutterstock.com