Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

É possível antecipar o FGTS? Veja como fazer

Confia as possibilidades de antecipar os valores do FGTS e utilizar o dinheiro da forma como preferir.

Os trabalhadores brasileiros que possuem registro em carteira podem ter uma reserva de dinheiro no período em que estiverem trabalhando. Logo, trata-se do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Porém, a utilização da quantia depende de algumas regras.

No entanto, caso o trabalhador se encontre em situações como demissão sem justa causa e doença grave, ele não pode movimentar esse dinheiro. Contudo, existem formas de antecipar o FGTS para utilizar esses valores. Saiba mais na sequência.

Quais são as formas de antecipar o FGTS para utilizar o dinheiro?

Aplicativo do FGTS em celular de usuário com tela em site do mesmo no plano de fundo.
Imagem: rafapress / shutterstock.com

Como mencionado, o FGTS possui algumas modalidades de saque. Uma delas, por exemplo, é o saque-rescisão, que possibilita a retirada do valor integral do fundo em caso de demissão pode justa causa. Todavia, caso a pessoa interessada em movimentar o FGTS ainda esteja trabalhando, poderá requerer o saque-aniversário.

Veja também: Saiba como economizar na conta de luz com este recurso

Ademais, essa modalidade do FGTS permite antecipar a retirada das parcelas que seriam depositadas somente no mês de aniversário do trabalhador. Assim, é possível fazer a antecipação de até 12 parcelas de uma só vez.

Desse modo, por ser considerado um tipo de empréstimo, a sua liberação conta com uma taxa de juros. Porém, ela apresenta um risco baixo de inadimplência, tornando-se uma opção mais acessível aos trabalhadores que precisam de dinheiro extra.

Como solicitar o saque-aniversário?

Para utilizar esse serviço e conseguir antecipar valores do fundo, é preciso, primeiramente, aderir a esse saque. Isso é possível através do aplicativo do FGTS (Android, iOS). Confira abaixo o passo a passo de como fazê-lo.

  • Abra o aplicativo;
  • Faça o cadastro ou o login utilizando os dados cadastrados;
  • Selecione a aba “Saque Aniversário do FGTS”, localizada na tela inicial do aplicativo;
  • Clique em “Li e aceito os termos e condições” após realizar a leitura e, em seguida, selecione “Optar pelo Saque-aniversário”.

A partir disso, já é possível realizar o pedido do saque-aniversário, uma vez que ele se encontra ativo no sistema. Ainda, o valor anual desse saque varia entre 5% a 50% a partir da soma todos os saldos das contas do FGTS que o trabalhador possui, acrescida de uma parcela adicional.

Imagem: rafapress / shutterstock.com