É possível AUMENTAR valor da aposentadoria no INSS; saiba como
Aumentar o benefício da aposentadoria pode ser muito vantajoso para os segurados do INSS. Nesta matéria você confere como.
Sabia que é possível aumentar o valor da aposentadoria do INSS? Com a idade chegando, o processo de aposentadoria a acompanha, mas muitas vezes, o valor que está previsto não é suficiente para manter a qualidade de vida do segurado. Por isso, existem maneiras de aumentar o valor do benefício.
O processo de pedir aumento não é complicado, sendo possível através do site ou aplicativo Meu INSS (disponível para Android ou iOS). No entanto, existem algumas condições para receber o adicional. Nesta matéria, você confere as formas de solicitar o aumento e as condicionantes.
Como solicitar o aumento da aposentadoria?

Uma das maneiras de solicitar o aumento do benefício é ajustar o campo profissional, desde que as funções que o trabalhador ocupou na carreira preencham os requisitos da aposentadoria de interesse.
Contudo, para haver essa alteração, é necessário que o segurado entre com uma reclamação trabalhista, pleiteando o desvio de função. Para receber o teto do INSS, o trabalhador deveria contribuir com o máximo da alíquota desde o início de sua carreira.
Veja também:
Limite de crédito pessoal do Bradesco: veja como funciona
Dicas para aumentar o valor do benefício
Aumento da alíquota de contribuição
Quanto mais o segurado contribuir com a alíquota, maior será o valor que ele terá de receber. Porém, existe um meio de aumentar a contribuição. Normalmente, trabalhadores registrados têm o recolhimento do INSS feito pela própria empresa, mas também podem fazer uma contribuição individual, aumentando, assim, o valor inserido.
Revisão/aumento da aposentadoria
O INSS pode cometer equívocos em relação ao valor que o segurado receberá. Portanto, o processo de solicitar a revisão do benefício da aposentadoria é comum, e costuma trazer novos aumentos. Da mesma forma funciona caso o benefício já esteja sendo pago ─ caso algum erro seja constatado, o segurado receberá os valores retroativos.
Atividade de risco ou insalubridade
Se o trabalhador deixar de pagar o adicional de insalubridade ou periculosidade, a solução pode ser entrar com uma reclamação trabalhista. Dessa forma, é possível buscar o reajuste, ou aumento, do valor do benefício da aposentadoria, garantindo que a remuneração reflita adequadamente as condições especiais enfrentadas durante a carreira.
Imagem: Brenda Rocha – Blossom / shutterstock.com