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É possível estornar um Pix no Nubank? Confira

Explore as possibilidades de cancelamento e estorno no PIX no Nubank, o crescente sistema de pagamento instantâneo do Brasil.

De acordo com um recente levantamento conduzido pelo Itaú Unibanco, o Pix, sistema de pagamentos instantâneos brasileiro, tem sido cada vez mais utilizado para aquisição de bens e serviços. Apresentando um crescimento de 125% nos oito primeiros meses de 2023, comparado ao mesmo período do ano anterior.

Assim, com a crescente adesão, o número de transações mal sucedidas ou erros na utilização também aumentou. São situações como a transferência de valores para contas erradas ou o pagamento de montantes maiores do que o devido. No entanto, alguns procedimentos dependerá da instituição financeira. Portanto, a seguir, confira as opções do Nubank para cancelamentos, erros e fraudes.

O que fazer em caso de erros na transação?

Caso tenha confirmado e enviado o Pix para a pessoa errada ou com valor incorreto, recomenda-se negociar diretamente com o receptor a devolução do valor. Se o recebedor não quiser realizar o estorno, deverá entrar em contato com o banco, informar o ocorrido, e solicitar uma intermediação, com o comprovante da operação. Por lei, deve-se realizar a devolução do Pix depositado na conta errada.

À vista disso, no Nubank, há opções disponíveis para a realização de estornos de maneira simples e rápida através do aplicativo. Nesse sentido, na página inicial do app, clique em “conta”. Em seguida, selecione no histórico de pagamentos o Pix que recebeu/realizou, toque e aparecerá a opção “Precisa fazer um reembolso?”. Clique, caso seja o que deseja, siga as instruções.

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Celular com o logo do Pix na tela, logo do Nubank ao fundo
Imagem: Brenda Rocha – Blossom / Shutterstock.com

Como cancelar um Pix no Nubank?

A possibilidade de cancelamento depende de cada situação individual. No caso do Nubank, por exemplo, uma vez confirmada a transferência de pagamento, ela não poderá cancelar. Segundo as normas da instituição.

Deste modo, poderá cancelar somente as transações agendadas, podendo realizar em até um dia antes da data programada para o pagamento. Para isso, basta acessar a sua conta Nubank (Android e iOS), acessar a opção “Histórico” na página inicial, encontrar o Pix agendado que se deseja cancelar e seguir as opções disponíveis para cancelamento.

Quais são as opções em casos de golpes ou fraudes?

Para casos de golpes, fraudes ou falhas operacionais, o Pix dispõe do chamado Mecanismo Especial de Devolução (MED). Este mecanismo compreende um conjunto de regras que definem quando é possível solicitar uma análise para o estorno da transferência.

Por fim, o pedido de devolução é feito pela instituição de origem do Pix ao banco recebedor, que analisa o caso.

Imagem: Brenda Rocha – Blossom / Shutterstock.com