Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

É possível transferir os Títulos do Tesouro Direto como doação?

Você pode fazer doações do Tesouro Direto somente para as entidades filantrópicas que estiverem cadastradas no próprio site do Tesouro.

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

De acordo com a planejadora financeira pessoal, Vera de Santana, a transferência de custódia do Tesouro Direto (TD) para outra pessoa em caráter de doação não é autorizada. Exceto para os casos que se tratam de uma determinação da Justiça que pode ser acatada pelo agente custodiante. Abaixo, confira os detalhes.

Quando é possível doar os Títulos do Tesouro Direto?

Em suma, você pode fazer doações do Tesouro Direto somente para as entidades filantrópicas que estiverem cadastrados no próprio site do Tesouro. A doação pode ser tanto do valor total investido, quanto apenas dos juros (cupons). O pagamento dos mesmos ocorre todos os semestres por algumas modalidades do Tesouro Direto. Já no segundo caso, o investidor faz a doação sem que perca a remuneração do principal.

Outra alternativa é fazer a transferência de custódia de Títulos do Tesouro Direto entre as agentes custodiantes, com a condição de que a conta de investimento tenha a mesma titularidade. A transferência é muito boa, já que possibilita ao investidor buscar condições de negociação entre as instituições.

Sendo assim, como não é possível fazer doações do Tesouro Direto, o único jeito seria fazer a venda a preço de mercado. Isso é, pelo valor que o mercado paga naquele instante. Essa é a condição que pode ou não, ser vantajosa ao investidor.

Por fim, você pode fazer negociações no Tesouro Direto todos os dias da semana. E o dinheiro do resgate dos investimentos fica disponível na instituição, conforme a seguinte regra:

  • Resgate feito em dias úteis das 9h30 às 12h59: a partir das 13h do mesmo dia da solicitação;
  • Resgate feito em dias úteis das 13h às 18h: a partir das 13h do primeiro dia útil após a solicitação de resgate;
  • Agendamento de resgate do Tesouro Direto (das 18h às 5h, finais de semana e feriados): a partir das 13h do primeiro dia útil.