Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

É preciso ter a senha do Cidadão para sacar PIS e FGTS no Caixa Tem?

0

Desde este mês de dezembro, a Caixa Econômica Federal está permitindo que os trabalhadores recebam seu PIS 2020/2021 através da Poupança Social Digital (Caixa Tem) e pelo Cartão Cidadão. Mas afinal, é necessário ter a senha para sacar o PIS (Programa de Integração Social) e FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço)?

É provável que você também goste:

Confira o calendário de pagamentos do saque-aniversário do FGTS pela Caixa

Quando você começa a receber o Bolsa Família pelo Caixa Tem?

Auxílio emergencial: confira o calendário completo em janeiro de 2021

Sobre o PIS e FGTS 2020/2021

Antes de mais nada é importante lembrar que o PIS é um benefício trabalhista pago aos trabalhadores que exerceram atividade com registro em carteira por pelo menos 30 dias no ano de 2019. Além disso, é necessário ter registro em carteira há pelo menos 5 anos.

Já o FGTS é um benefício descontado do salário do trabalhador. Funciona como uma espécie de poupança, que é depositado mensalmente pelo empregador. O valor é referente a um percentual de 8% do salário. O benefício é depositado em uma conta bancária na Caixa Econômica Federal em nome do próprio trabalhador.

O saldo do FGTS pode ser sacado em caso de demissão sem justa causa, ou em caso de adesão ao saque-aniversário e saque emergencial. Também poderá ser usado na aquisição de imóveis.

O saque emergencial de 2020 começou a ser pago no dia 25 de julho e está disponível até o dia 31 de dezembro de 2020. Após está data, o benefício retorna a conta da Caixa Econômica Federal.

É preciso ter a senha do Cidadão para sacar PIS e FGTS no Caixa Tem?

O cidadão precisará da senha somente quando o PIS ou FGTS não puder ser pago por meio das contas existentes na Caixa ou pela poupança digital. Nestes casos, o trabalhador pode sacar com o Cartão Cidadão e a senha pessoal.

Lembrando que o trabalhador não precisa se deslocar até uma agência da Caixa para solicitar a abertura da poupança digital. Este tipo de conta é aberta de forma automática, e além disso, não tem nenhum custo. O benefício pode ser transferido ou utilizado para pagar contas através do aplicativo Caixa Tem, disponível para smartphones Android e iOS.

E quem tem conta corrente ou poupança da Caixa?

Caso você já tenha uma conta corrente ou uma poupança da Caixa Econômica Federal, os valores do benefício trabalhista caem de forma automática na sua conta.

Caso o abono salarial não possa ser depositado na sua conta da Caixa ou na poupança digital, você poderá sacar o benefício com o Cartão Cidadão e a senha pessoal nas agências lotéricas, terminais de autoatendimento e correspondentes Caixa Aqui, além é claro, nas agências do banco.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então é só seguir o Seu Crédito Digital no YouTubeFacebookTwitterInstagram e Twitch. Assim você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos etc. Siga a gente para saber mais!

Imagem: Brenda Rocha – Blossom/shutterstock.com

Comentários
Carregando...