Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Conheça a modalidade de empréstimo que pode te dar fôlego financeiro durante e após a pandemia

Empréstimo com garantia de imóvel pode ser uma ótima solução para suas finanças.

Com a pandemia de covid-19, as dívidas passaram, ainda mais, a fazer parte da rotina do brasileiro. As necessárias medidas de distanciamento social e quarentena sem dúvida impactam diretamente na geração de receita, que por sua vez contribui para o aumento da dívida de famílias e também de empresas. É um ciclo vicioso, que se agrava a cada dia. Contudo, uma alternativa simples para driblar o endividamento é a modalidade home equity, ou seja, o empréstimo com garantia imobiliária.

É provável que você também goste:

Projeto libera FGTS para trabalhador QUITAR suas dívidas

Quer uma grana extra? Conheça o Indique e Ganhe do BMG e ganhe dinheiro

Votações no Congresso são suspensas por partidos que querem aumentar valor do auxílio emergencial

Em primeiro lugar, é preciso entender as características dessa modalidade. Nela, as pessoas e empresas podem colocar o imóvel como garantia na tomada de empréstimo, mas sem abrir mão de sua propriedade. Isto é, elas seguem utilizando normalmente enquanto quitam a dívida contraída. É um recurso muito comum no exterior que começa a ganhar espaço no mercado brasileiro.

A lógica é simples: a pessoa ou empresa usa o empréstimo com garantia de imóvel para quitar as dívidas de juros mais altos; em troca, fica com uma dívida de juros bem menores, parcelas flexíveis e um período de carência de até seis meses para começar a pagar. Essa solução é ideal para quem quer organizar melhor suas finanças e reduzir o impacto causado pela pandemia.

Mas quais são as vantagens do empréstimo com garantia imobiliária (home equity)?

Há dois benefícios principais no empréstimo com garantia imobiliária. O primeiro deles é o fácil acesso ao crédito em um cenário de incerteza econômica. Ao contrário de instituições financeiras tradicionais, as fintechs que concedem o home equity facilitam e democratizam a busca por recursos financeiros nestes tempos – ideal para pessoas físicas e pequenos e médio empreendedores. Já o segundo ponto envolve o valor das taxas. Afinal, além dos juros bem menores em relação às outras modalidades, é possível ter flexibilidade no pagamento das parcelas, adequando-as à realidade financeira de cada tomador.

É uma alternativa viável para muitos brasileiros. Dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) mostram que dois terços das famílias brasileiras (67,4%) possuíam alguma dívida em julho de 2020 – é o maior número da série histórica da pesquisa, iniciada em 2010. A questão é que 12% dos entrevistados afirmaram que não têm condições de pagar as contas atrasadas. O cartão de crédito é o principal “vilão”, correspondendo a 76,2% de todas as dívidas. Em seguida aparecem carnês de lojas, financiamento de carro e imóvel e empréstimos pessoais e consignados.

O atual momento não é fácil. A pandemia de Covid-19 embaralhou a sociedade, trazendo novas demandas e suplantando velhos conceitos. Diante desse quadro, a alternativa do home equity traz a flexibilidade necessária para que o tomador do empréstimo consiga se reestruturar. Além disso, contar com o apoio de empresas e soluções que entendem a real necessidade dos seus clientes é essencial para a utilização correta do crédito. Por fim, alternativas financeiras como o crédito com garantia imobiliária são bastante versáteis: podem ser usadas por pessoas ou empresas endividadas, e também por quem fez o dever de casa e está vendo oportunidades nesta crise. Sem dúvida vale muito a pena pesquisar e conhecer melhor este produto!

Sobre a Pontte

A Pontte é uma plataforma de crédito digital que nasceu para construir um crédito muito mais humano, justo e flexível. Fundada em 2018 e operando no mercado desde maio de 2019, foi criada para mudar a relação desigual entre quem pega o empréstimo e quem oferece os recursos, combinando obsessão por eficiência, atendimento dedicado e tecnologia para oferecer taxas de juros mais baixas, prazos de pagamento mais longos e mais controle sobre o contrato.

Enfim, gostou da matéria?

Então, nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitter, Twitch e Instagram. Assim você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos etc.

Autor: Miguel Taino, Chief Growth Officer da Pontte

Imagem: Watchara Ritjan / Shutterstock