O empréstimo consignado é destinado, principalmente, a funcionários públicos, aposentados ou pensionistas do INSS e militares das Forças Armadas (Marinha, Aeronáutica e Exército). Entretanto, trabalhadores de carteira assinada também possuem esse benefício, desde que a sua empresa seja conveniada com determinada instituição financeira. Mas será que o empréstimo consignado é melhor que o empréstimo convencional?

Leia também:

Fintech paga sua dívida na hora e sem consulta ao SPC e Serasa.

Lojista poderá antecipar recebimento por cartão de crédito em qualquer banco.

É possível limpar o nome no SPC, Serasa e SCPC sem pagar a dívida?

Este tipo de empréstimo possui várias vantagens por ser descontado diretamente na folha de pagamento ou benefícios do cliente. Por isso, a instituição financeira que emprestou o dinheiro sempre terá mais garantias de que receberá as parcelas todos os meses.

Por que o empréstimo consignado é melhor que o empréstimo convencional?

Juros mais baixos do mercado

Como falamos anteriormente, por ter a garantia de recebimento das parcelas, as instituições financeiras conseguem cobrar taxas de juros menores do que em outros tipos de empréstimo pessoal.

Sem consulta ao SPC e Serasa

Mesmo que o consumidor esteja com o nome sujo, é possível que ele pegue um empréstimo consignado mesmo assim. Mais uma vez, isso se deve ao fato de que a instituição financeira terá mais segurança de que a parcela seja recebida.

Crédito liberado sem avalista

Diferentemente do empréstimo convencional, o crédito consginado não possui tanta burocracia. Ou seja, ele não precisa de avalista ou fiador.

Isso porque o aposentado ou pensionista, servidor público ou trabalhador com carteira assinada possuem comprovação de renda fixa, e essa é a garantia que o banco avalia para liberar o empréstimo.

Crédito liberado em menor tempo

Geralmente o empréstimo consignado é liberado de 24 a 48 horas, mas podem variar de acordo com a política de cada banco, do convênio e da averbação. Contudo, o crédito é liberado na conta em menor tempo.

Controle

O empréstimo consignado é liberado em um valor máximo de acordo com o salário ou benefício recebido. Ou seja, a parcela mensal não pode ultrapassar 30% do que você recebe, isso para não comprometer o seu orçamento.

Dica

Finalmente, se você está à procura de um empréstimo, mas não tem direito ao empréstimo consignado e não quer perder tempo, pode dar uma conferida no site da Bom Pra Crédito. Lá, você preencherá um cadastro e o seu perfil será analisado e direcionado a vários parceiros.

Considerações Finais

Embora não seja destinado a grande parte da população, o empréstimo consignado é melhor porque possui mais vantagens. Como vimos, o aposentado ou pensionista, servidor público, militares das Forças Armadas e trabalhador com carteira assinada podem aproveitar principalmente pelo fato das parcelas serem descontadas automaticamente. Assim, as instituições financeiras possuem uma maior segurança de que receberão o empréstimo de volta, podendo oferecer várias vantagens.

Gostou da notícia?

Então, nos siga em nossas redes sociais como o FacebookTwitter, Instagram e compartilhe com os seus amigos! Acompanhe artigos e notícias sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais, financiamentos, empréstimos e tudo relacionado ao assunto de fintechs.