Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Empréstimo consignado: o que fazer se receber o crédito sem a sua autorização

0

As reclamações envolvendo empréstimos consignados liberados sem terem sido contratados têm crescido bastante. O problema, que se tornou mais frequente depois do início da pandemia, tem sido uma das principais queixas referente a este tipo de crédito

Caso você já esteja lidando com uma situação onde foi liberado um empréstimo consignado para o seu CPF sem autorização, confira abaixo o que deve ser feito.

É provável que você também goste:

Beneficiários do BPC vão ter acesso ao empréstimo consignado maior

É verdade que a Caixa oferece empréstimo de até R$ 100 mil para negativados?

Empréstimo Caixa Tem: o que acontece caso você não consiga pagar as parcelas

Como ocorre a liberação de empréstimo sem a sua autorização

Geralmente, os idosos são as principais vítimas dessa ação indevida. Na maior parte dos casos, as abordagens dos criminosos são realizadas por telefone, com intenção de confundir os segurados.

Os golpistas se passam por funcionários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), algo que dificulta que a ação seja percebida pela pessoa que recebeu a ligação.

O que fazer se receber o empréstimo

Após o Governo Federal informar sobre as mudanças nos consignados, os recebimentos do crédito sem autorização dos segurados se tornaram ainda mais comuns.

Portanto, caso você tenha descoberto que há um empréstimo não autorizado em seu nome, o correto é, no primeiro momento, não demorar a procurar a instituição que liberou o empréstimo para registrar o errado. Também existe a possibilidade de relatar o fato diretamente no site oficial do Governo Federal e solicitar que o consignado seja excluído.

Depois de realizada a reclamação, você deve reunir documentos pessoais e até mesmo extratos bancários que possam ser utilizados para comprovar que se trata de uma fraude. 

Segundo o INSS, também é importante que o segurado sempre verifique a situação do CPF pelo aplicativo Meu INSS. Por isso, não deixe de acompanhar a aba “Extrato de empréstimos”, onde é possível gerar um arquivo PDF do documento. Caso você observe algo estranho, entre em contato com o INSS.

Ponto de atenção

Outro ponto que não pode ser esquecido: jamais forneça seus dados pessoais. Seja por telefone, por e-mail ou qualquer outro meio utilizado pelos criminosos. Caso algo realmente esteja errado, procure a polícia e registre um boletim de ocorrência. 

Além disso, o Código de Defesa do Consumidor garante que crédito que não foi autorizado por você seja cancelado sem qualquer cobrança. As parcelas que foram cobradas de maneira indevida serão devolvidas.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: CameraCraft / Shutterstock.com

Este website usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar

Fechar