Entrega atrasada? Veja como receber indenização dos Correios
Problemas com o serviço de entrega dos Correios podem render indenização aos clientes e muitos desconhecem esse direito; saiba mais
Muitos clientes não sabem, mas entregas atrasadas dos Correios podem render indenização. A estatal realiza a compensação para clientes prejudicados também por outros problemas como: entregas indevidas, inconformidades, avaria, espoliação, extravio, roubo, entre outros.
Como citado anteriormente, o direito do cliente é desconhecido pela grande maioria, apesar das informações estarem facilmente acessíveis no site dos Correios. Desse modo, siga na leitura para saber mais sobre a indenização por atraso.
Correios oferecem indenização por entrega atrasada
De acordo com as informações destacadas pelo próprio Correios, a entrega pode ser considerada atrasada quando a primeira tentativa ou a disponibilização do pacote para retirada acontece após o prazo estabelecido previamente pelo serviço. Assim, caso o atraso seja por falha da companhia, o cliente possui direito de receber uma devolução progressiva dos valores pagos pela remessa.
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Os percentuais de indenização variam a depender do serviço e do tempo de atraso. Confira a seguir como funcionam os cálculos para reembolso por atraso:
Serviço | Tempo de atraso | % de indenização |
PAC | De 1 a 5 dias | 5% |
De 6 a 10 dias | 10% | |
Acima de 10 dias | 15% | |
SEDEX | De 1 a 3 dias | 5% |
De 4 a 5 dias | 10% | |
Acima de 5 dias | 15% | |
SEDEX HOJE (postado até as 18h) | Após às 23h do mesmo dia de postagem | 100% |
SEDEX HOJE (postado entre 18h e 20h) | Após às 12h do dia seguinte ao da postagem | 100% |
SEDEX 10 | Após às 10h do dia seguinte ao da postagem | 100% |
SEDEX 12 | Após às 12h do dia seguinte ao da postagem | 100% |
Como fazer a solicitação de indenização por atraso?
A solicitação da indenização é feita diretamente com os Correios, por meio do site, na opção “Fale Conosco” e através do SAC da plataforma. O cliente deve acessar a guia “Solicitação de Ressarcimento” para dar início ao atendimento.
Pessoas com outros tipos de problemas com suas encomendas entregues pelos Correios podem acessar o site da estatal para obter informações referentes ao funcionamento da indenização para o seu caso. Por fim, na plataforma também é possível conferir as situações que não recebem cobertura da estatal.
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