Esses beneficiários têm facilidade de conseguir a casa própria
Uma medida que saiu este ano permitiu que beneficiários do Bolsa Família e do BPC/Loas conseguissem a sua casa própria com condições especiais. Isso ocorre por meio do programa de habitação Minha Casa, Minha Vida (MCMV), que oferece quitação em menos tempo de pagamento ou até mesmo isenção de parcelas.
O processo ocorre por meio da Caixa, que tem a total responsabilidade de identificar quem tem o direito aos benefícios e fornecer os direitos aos contemplados pelo programa.
Beneficiários do governo conseguem casa própria

A decisão publicada no Diário Oficial da União prevê que quem se enquadra na lista e já pagou 60 prestações do programa não precisa pagar os valores seguintes. Assim, os beneficiários do programa MCMV que estão nas condições anteriormente mencionadas e possuem os tipos de contrato a seguir conseguem isenção de parcelas sem tempo mínimo:
- Fundo de Arrendamento Residencial (FAR);
- Fundo de Desenvolvimento Social (FDS);
- Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR).
A redução de 120 para 60 parcelas também vale para quem é Faixa 1 no programa, ou seja, quem recebe até R$ 2.640 por mês.
Veja também:
Cartão Atacadão vale a pena? Veja as vantagens e benefícios
Como conseguir as condições especiais
Para ter acesso a redução ou isenção das parcelas, o beneficiário não precisa passar por um processo ou burocracia. É de responsabilidade da Caixa, banco responsável pelo programa, entrar em contato com os cidadãos que se encaixam nas condições.
O Agente Financeiro da família entra em contato para informar sobre a quitação do imóvel e tem 180 dias para resolver qualquer pendência. Desse modo, os beneficiários recebem a notícia de que conseguiram a casa própria de forma simplificada.
Imagem: Alexander Raths / shutterstock.com