Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Estagflação já é realidade para famílias mais pobres, entenda

A estagflação é o indicador que  sinaliza quando um país está passando por um momento de crescimento econômico lento e aumento efusivo dos preços. Para explicar melhor, é uma junção de alta inflação com estagnação econômica, que acarreta em recessão atípica e queda do Produto Interno Bruto (PIB).

Segundo pesquisa realizada pelo  Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) os Dados Indicador de Inflação por Faixa de Renda apontam que a inflação acelerou em setembro em relação a agosto para todos os segmentos de renda, mas foi de 1,30% para as famílias de muito baixa renda (renda familiar até R $ 1.808,79) e 1,09% para quem tem alta renda (acima de R $ 17.764,49). 

A alta de alimentos, como carne vermelha, ovos, e de gastos básicos para sobrevivência como energia e gás, contribuiu para esse resultado nas famílias de baixa renda. Para famílias mais ricas, os valores de passagens aéreas e combustível foram determinantes.

Além dos fatores já mencionados, a baixa escolaridade entre as famílias mais pobres aumenta a proporção dos impactos negativos na economia e potencializando a estagflação. Bruno Ottoni, economista do iDados, destacou o peso da educação na diferença da taxa de desemprego entre mais ricos e pessoas em situação de pobreza.

“No quarto trimestre de 2019, essa diferença era de 5,7 pontos percentuais. Vai para 7,7 no primeiro trimestre de 2020, quando já existe um certo efeito da pandemia, vai para 8,2 no segundo trimestre e cai para 7,9 no quarto trimestre do ano passado. Essa diferença sobe novamente para 8,3 no primeiro trimestre deste ano e atinge 8,9 no segundo trimestre, o maior nível desde 2013”, afirmou Ottoni.

Outro especialista em economia, André Braz, do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre-FGV), disse que “os menos favorecidos são os que enfrentam inflação mais alta e também os que não encontram oportunidades no mercado de trabalho, por causa da baixa qualificação. Antes da pandemia, havia muitas pessoas trabalhando como vendedores ambulantes, limpeza doméstica e limpeza de prédios comerciais. As oportunidades de emprego que existiam para esse público foram bastante afetadas pela pandemia”

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

É só seguir o Seu Crédito Digital no YouTube, Facebook, Twitter, Instagram e Twitch. Contudo, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, etc. Siga a gente para saber mais!

Imagem: Andrey_Popov / shutterstock.com