Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Estas dicas dicas vão te ajudar a usar o cartão de crédito da forma correta; confira

O uso consciente do cartão de crédito pode causar mudanças significativas na vida financeira das pessoas. Saiba mais!

do cartão de crédito pode se tornar uma grande dor de cabeça se não for gerenciada corretamente. Infelizmente, muitas pessoas caem na armadilha do endividamento devido ao uso irresponsável do cartão. 

No entanto, com alguns hábitos conscientes é possível aproveitar as vantagens desse recurso bancário sem comprometer as .

A compreensão das de juros associadas ao cartão de crédito é um passo fundamental para evitar inesperadas. Estas taxas são o preço que você paga pelo privilégio de adiar o pagamento de suas .

Dicas para usar o cartão de crédito de forma mais consciente

Impor um aos seus gastos ajudará a manter suas finanças sob controle. Analise seus ganhos mensais e estabeleça um valor que você está seguro de que pode pagar a cada mês. Idealmente, este limite não deve exceder 50% de sua mensal. 

Além disso, fazer anotações regulares de todas as suas transações de cartão de crédito é uma prática inteligente que o ajudará a acompanhar seus gastos e evitar surpresas desagradáveis. Você pode fazer isso manualmente, em uma planilha eletrônica, ou usando um aplicativo de finanças pessoais.

Por fim, embora parcelar uma compra possa torná-la mais acessível no curto prazo, também pode levar a problemas a longo prazo, principalmente se você acumular muitos parcelamentos ao mesmo tempo. Sempre que possível, pague à vista.

Diversos cartões de crédito empilhados sobre um teclado de computador.
Imagem: Suradech Prapairat / shutterstock.com

O que fazer com o endividamento?

Ter uma reserva de dinheiro para emergências é uma estratégia financeira sólida que proporcionará a você tranquilidade e uma proteção contra dívidas. Economize o suficiente para cobrir de 6 a 12 meses de despesas. Se ocorrer algum imprevisto, você não precisará recorrer ao seu cartão de crédito para cobri-lo.

Veja também:

Confira os 10 golpes mais comuns de fraude bancária

Se você se encontrar em uma situação de endividamento com o cartão de crédito, o primeiro passo é procurar renegociar a com a instituição financeira. Isso porque o parcelamento ou o atraso tendem a gerar juros expressivos.

Imagem: Suradech Prapairat / shutterstock.com