Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Estas multas graves podem suspender o seu direito de dirigir; entenda agora

Você sabe quais são as infrações de trânsito que podem levar à suspensão da Carteira Nacional de Habilitação? Entenda as regras!

Dirigir é uma atividade que envolve grande responsabilidade e exige que os motoristas cumpram rigorosamente as regras de trânsito. Infelizmente, alguns condutores ignoram essas normas e cometem infrações graves que podem resultar na suspensão do direito de dirigir.

A seguir, abordaremos algumas das multas mais sérias que podem levar à perda da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e a importância dos pontos na carteira nesse processo. Confira e fique atento às regras de trânsito!

Multas graves que levam à suspensão da CNH

Motorista abordado por agente de trânsito recebendo multa (multas)
Imagem: sirtravelalot / shutterstock.com

Disputar corrida sem autorização

Engajar-se em corridas não autorizadas, conhecidas como “rachas”, é uma infração grave que coloca em risco a vida de todos os envolvidos. Além da multa, o condutor pode ter sua CNH suspensa.

Veja também: Saiba como se preparar para aproveitar as melhores ofertas na Black Friday

Omitir socorro à vítima

Não prestar assistência a uma pessoa ferida em um acidente de trânsito é considerado uma infração grave. Isso porque, além da multa e da possível suspensão da CNH, essa atitude pode ter sérias implicações legais.

Dirigir alcoolizado ou recusar o teste de bafômetro

Dirigir sob a influência do álcool é uma das infrações mais graves e perigosas. Isso porque, o motorista arrisca a suspensão da CNH, independentemente do valor da taxa de álcool no sangue, e ainda é multado. Ademais, recusar o teste do bafômetro também resultará em punições severas.

Dirigir em velocidade muito acima do permitido na via

Exceder significativamente os limites de velocidade é uma infração grave que pode levar à suspensão da CNH, assim como multas proporcionais à gravidade da infração.

Ultrapassar entre veículos em sentidos opostos

Realizar ultrapassagens em locais proibidos, especialmente em curvas ou locais com visibilidade limitada. Adicionalmente, ultrapassar entre veículos em sentidos opostos é considerado uma infração grave e perigosa.

Fugir de bloqueio policial

Tentar fugir de um bloqueio policial constitui uma infração grave e pode levar à suspensão da CNH, além de outras implicações legais.

Transportar crianças menores de sete anos

No caso de motociclistas, transportar crianças sem a idade mínima permitida é uma infração grave e irresponsável, que pode resultar na suspensão da carteira.

Fazer malabarismos e manobras arriscadas

Condutas imprudentes e manobras arriscadas em motocicletas podem levar à suspensão da CNH, além de representar sérios riscos à segurança.

Andar sem capacete

A ausência de capacete é uma infração gravíssima que pode resultar na suspensão da CNH e, o que é mais importante, coloca a vida do motociclista em perigo.

Pontuação na Carteira e Suspensão da CNH

Além das infrações mencionadas, é importante entender a relação entre elas e a pontuação na carteira. Isso porque o Código de Trânsito Brasileiro prevê a atribuição de pontos para infrações, variando de 3 a 7 pontos, dependendo da gravidade.

Nesse sentido, quando um motorista acumula 20 pontos ou mais em sua carteira em um período de 12 meses, enfrenta a suspensão de sua CNH. Portanto, a soma dos pontos é um fator crítico a ser considerado, independentemente do tipo de infração.

Por fim, é fundamental respeitar as leis de trânsito, evitando infrações graves que possam resultar na suspensão da carteira. Além disso, a segurança nas estradas deve ser sempre prioridade, assim como respeitar as regras de trânsito é uma obrigação de todos os motoristas.

Imagem: Nomad_Soul / shutterstock.com