Este grupo está confirmado no pente-fino do Bolsa Família
Os cadastros com irregularidades não passarão no pente-fino do Bolsa Família, por isso, famílias poderão perder o benefício. Confira!
Alguns beneficiários do Programa Bolsa Família estão correndo um sério risco neste mês de novembro. Nesse sentido, o Governo está realizando mais um pente-fino no Bolsa Família, para garantir que somente os cadastros regulares no programa sejam beneficiados. Ou seja, quem possui irregularidades no cadastro será cortado do benefício.
Desde que o programa passou por uma reformulação neste ano, algumas regras para a participação também sofreram alterações, e as famílias devem garantir o cumprimento dessas novas normas. O pente-fino do Bolsa Família acontece mensalmente até dezembro, e garante a regularidade dos cadastros.
Como funciona o pente-fino do Bolsa Família?

O pente-fino consegue captar os cadastros dos beneficiários que descumprem os requisitos para o pagamento mensal do Bolsa Família. Entre as regras a serem cumpridas, está o respeito pela renda limite de R$ 218, podendo superar um salário mínimo, mas com um desconto de R$ 300 nas parcelas do programa.
Veja também:
Endividamento registra queda com melhora na renda das famílias brasileiras
Além disso, também é de obrigação do beneficiário atualizar o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e cumprir com as condicionantes adicionais, como a frequência escolar do(s) filho(s), por exemplo. Com o cumprimento dessas regras, não há o que temer com o pente-fino do Bolsa Família.
Visitas para regularização do cadastro
Para a atualização do cadastro, o responsável familiar deve comparecer no CRAS com todos os documentos necessários. No entanto, o Ministério de Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) divulgou que, caso necessário, os funcionários do CRAS podem fazer visitas aos beneficiários.
Anteriormente, as visitas aconteciam somente às famílias que moravam em locais de difícil acesso. Porém, o ministro do MDS, Wellington Dias, afirmou que, em casos de suspeita de irregularidade no cadastro, os funcionários podem realizar as visitas domiciliares normalmente.
Calendário de pagamentos do Bolsa Família: novembro
Para as famílias que cumprem os requisitos, o saque da parcela mensal do Bolsa Família fica disponível conforme o último dígito do Número de Identificação Social (NIS). Confira:
- Final do NIS 1 – 17;
- Final do NIS 2 – 20 (liberado dia 18/11);
- Final do NIS 3 – 21;
- Final do NIS 4 – 22;
- Final do NIS 5 – 23;
- Final do NIS 6 – 24;
- Final do NIS 7 – 27 (liberado dia 25/11);
- Final do NIS 8 – 28;
- Final do NIS 9 – 29;
- Final do NIS 0 – 30.
Imagem: rafapress / shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital