Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

ESTES beneficiários deverão atualizar o CadÚnico com URGÊNCIA para não perder o Bolsa Família; confira

A falta de atualização do CadÚnico pode levar ao bloqueio de diversos benefícios, como o Bolsa Família e o BPC. Veja mais detalhes!

O início de cada ano é um período de atenção para as famílias de Araguaína, no Tocantins, inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e que fazem parte de programas sociais como o Bolsa Família. Nesse período, há o envio às prefeituras de duas listas que identificam famílias com possíveis irregularidades em seu cadastro.

Dessa forma, essas listas sinalizam a necessidade de atualização em dois aspectos: Averiguação de Renda, que trata de informações desatualizadas sobre a renda das famílias, e Averiguação Cadastral, que identifica beneficiários que não atualizaram os dados cadastrais no prazo estipulado. Veja mais detalhes!

Risco de perder o Bolsa Família

A não atualização do CadÚnico pode levar à perda não só do Bolsa Família, mas também de outros benefícios sociais e assistenciais, como Benefício de Prestação Continuada (BPC), Carteira da Pessoa Idosa, Tarifa Social de Energia Elétrica e Minha Casa, Minha Vida.

Em Araguaína, desde o ano passado, a Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Habitação convoca inscritos no CadÚnico para atualização de dados do programa. Isso porque a ação deve ocorrer a cada dois anos e é de extrema importância para manter o acesso aos benefícios.

Aplicativo de cadunico aberto em um celular
Imagem: Sidney de Almeida / shutterstock.com

Nova lista de averiguação do CadÚnico

Assim, com o aumento significativo de beneficiários do antigo Auxílio Brasil que declaravam morar sozinhos, o governo iniciou a averiguação das chamadas famílias unipessoais. Além disso, o conceito de grupo familiar foi definido como todos que moram na mesma casa, independentemente do vínculo sanguíneo.

Em 2024, a União já anunciou que fará o cruzamento das informações do CadÚnico com a Receita Federal para prevenir fraudes nos programas sociais. Portanto, é fundamental que os membros da família beneficiada regularizem qualquer pendência com o CPF (Cadastro de Pessoa Física) para evitar a suspensão do pagamento do Bolsa Família.

Imagem: Sidney de Almeida / shutterstock.com