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Conheça estratégias financeiras para contornar a crise do coronavírus

Com a necessidade de isolamento social para controlar a cura de contaminação da COVID-19, e o consequente fechamento de estabelecimentos para adequação às decisões das autoridades, muitas preocupações foram geradas para os empresários. A retomada dos negócios está acontecendo de forma gradual em Santa Catarina, de acordo com as determinações dos governos, mas além de respeitar às normas, os empresários precisam estar atentos e formar estratégias financeiras para sobreviver ao longo da crise e planejar a retomada dos negócios.

“Mesmo que os negócios estejam fechados, os custos fixos ainda são uma preocupação. Durante o período de interrupção dos negócios é importante que os empresários desenhem um novo planejamento orçamentário e procurem novas formas de automatizar processos”, afirma Alexandre Souza, gestor do Startup SC, iniciativa do Sebrae/SC que visa promover empreendimentos inovadores por todo o estado de Santa Catarina.

Confira abaixo estratégias financeiras que podem ser tomadas para reduzir os impactos econômicos do coronavírus nas empresas.

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Automação de processos para economia de recursos

Com auxílio da tecnologia é possível reduzir gastos por meio da automação de processos. Para Rafael Zambelli, CEO e cofounder da Checklist Fácil, a padronização e a agilidade geradas pela automação favorecem a consistência do serviço ou do produto oferecido, diminuindo as chances de retrabalho e desperdícios, principalmente de tempo e de capacidade profissional.

“Esses procedimentos automáticos reforçam a qualidade do produto final que chegará até o cliente, gerando boas experiências e melhorando o posicionamento de mercado. Esta é uma forma de fidelizar os clientes atuais e atingir novos, o que diminui também os esforços para realizar novas vendas”, comenta Zambelli. O CEO lembra também que empresas que já possuem familiaridade com a tecnologia e com processos automatizados conseguem mapear quais serviços são essenciais para o momento, tendo maior sucesso nas ações para enfrentar a pandemia.

A automação do backoffice, que são as operações de suporte na empresa, pode ajudar inclusive a evitar perdas de receita. A gestão de cobranças, por exemplo, é uma das funções que podem ser feitas com ajuda da tecnologia. O Asaas, uma conta digital para empreendedores, tem entre as funções um robô de cobranças e um serviço de mensageria que ajuda a lembrar os clientes das datas de pagamento e evitar atrasos. O sistema pode ser programado conforme a demanda do cliente sem interferir no bom relacionamento com o consumidor.

Além disso, uma nova funcionalidade permite a negativação de devedores no Serasa, reduzindo gastos com protestos. “Uma das razões da inadimplência é o esquecimento, porém demandar uma pessoa exclusivamente para fazer as cobranças é um custo que pode sair ainda mais caro. A automatização facilita em muito e é capaz de reduzir em 28% a inadimplência”, explica Piero Contezini, CEO do Asaas.

Invista no serviço de entregas

Com as pessoas em casa, os serviços de entrega se tornaram essenciais para negócios manterem suas operações, especialmente aqueles que não dispunham dessa opção antes. “O setor de entregas de produtos foi impulsionado como nunca antes. Restaurantes, mercados, farmácias e tantos outros empreendimentos precisaram se adaptar e viram que esse serviço não é opcional. Quem não tinha estruturado isso antes, vai ter um prejuízo muito maior e agora corre contra o tempo para aprender como fazer”, avalia Jonathan Pirovano, CEO da Motoboy.com, startup de Joinville (SC) especializada em entregas ultrarrápidas – realizadas em até 2h – em mais de 100 cidades brasileiras. “Uma vez que o serviço de entregas de produtos foi oferecido aos clientes, dificilmente os empreendimentos vão voltar atrás. É uma forma de alcançar seu público, conquistá-lo e fidelizá-lo, de expandir os negócios levando seu produto a pessoas que, por vezes, não podem sair de casa”, encerra.

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Imagem: HAKINMHAN via shutterstock