Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Como evitar o endividamento com o seu cartão de crédito?

0

Com a crise no Brasil que se estende pelos últimos anos, os orçamentos das famílias ficaram mais apertados. Com isso, muita gente passou a recorrer cada vez mais ao cartão de crédito. O dinheiro de plástico quando bem utilizado, pode servir para administrar melhor as suas finanças. Contudo, quando mau utilizado, pode causar problemas sérios, levando ao endividamento do consumidor. Para ajudá-lo a evitar cair nessa bola de neve, elencamos aqui neste post algumas dicas para evitar o endividamento, principalmente com a chegada da Black Friday e com as festas de final de ano. Confira.

Leia também:

Contactless: Cartões MasterCard contarão com a mesma tecnologia do novo cartão do Nubank em 2019.

Dica Matadora para conseguir aumento do limite do Nubank.

Confira dicas para usar o Feirão Serasa Limpa Nome e eliminar as suas dívidas.

Como evitar o endividamento com o seu cartão de crédito?

De acordo com o Banco Central do Brasil, o uso do crédito rotativo aumentou aproximadamente 17,5% até o final de outubro. Cabe ressaltar que 6 entre cada 10 brasileiros utilizam o cartão de crédito. O endividamento ocorre principalmente quando o consumidor é afetado pelas altas taxas de juros, quando deixa atrasar a fatura, ou decide pagar apenas o mínimo. Portanto, confira logo a seguir algumas dicas para não cair nessa verdadeira “roubada”.

1) Evite ter vários cartões de crédito

Como as administradoras de cartões de crédito, banco e Fintechs têm aumentado as ofertas de crédito, pode acontecer de você ter cartões a mais do que realmente precisa. Portanto, tente concentrar todos os seus gastos em apenas 1 ou 2 cartões. Evite ter vários cartões de crédito sem necessidade.

2) Compre apenas o necessário

Compre apenas o necessário. Faça o planejamento daquilo que você realmente precisa e de quanto dinheiro tem disponível. Evite usar o cartão de crédito de maneira indiscriminada.

3) Jamais empreste seu cartão de crédito

Parece óbvio, mas é importante frisar: jamais empreste seu cartão de crédito para familiares e amigos. É bastante comum que as dívidas oriundas de operações com cartões de crédito sejam de terceiros. Ademais, como a dívida não é deles, facilmente deixarão de pagar em dia.

4) Evite muitas parcelas

Preste muita atenção no número de parcelas quando utilizar o seu cartão. O dinheiro correspondente a cada parcela pode não fazer falta ao seu orçamento hoje, mas a longo prazo, pode fazer falta sim. Principalmente se você criar mais dívidas. Tenha consciência que você pode comprometer no máximo 30% do seu orçamento.

5) Pague toda a fatura mensalmente

Pague sempre o valor principal da sua fatura, e quando possível antecipe os seus pagamentos. Não deixe chegar na situação de precisar de um empréstimo para fugir do cartão de crédito. Alguns bancos fazem isso automaticamente. Dessa forma, você terá uma dívida com juros mensais, e mais o seu cartão de crédito para pagar todos os meses.

Considerações finais

Por fim, cabe ressaltar que você precisa aprender a administrar as suas finanças, e com isso, manter uma relação saudável com o seu cartão de crédito. Sendo bem utilizado, pode ser uma poderosa ferramenta para controle das suas despesas e economia, inclusive com programas de pontos e benefícios.

E então, gostou do artigo?

Nos siga em nossas redes sociais como o Facebook, Twitter e Instagram. Portanto, acompanhe todas as notícias e artigos sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais, financiamentos, empréstimos e tudo relacionado ao assunto de fintechs.

Comentários
Carregando...