Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Ex-deputado suspeito de rachadinha recebe cargo de Lula

Quando estava à frente da Assembleia Legislativa, o ex-deputado teria participado das rachadinhas e se beneficiado com R$ 50 milhões. Veja!

Após protagonizar diversas polêmicas nas últimas semanas, o nome de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a figurar no cenário político pela nomeação de André Ceciliano (PT) para a Secretaria de Assuntos Federativos. 

No entanto, a nomeação para o comando da entidade se tornou polêmica por um escândalo do passado do político.

Isso porque quando estava à frente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, Ceciliano era um dos suspeitos de participar das rachadinhas e se beneficiar com R$ 50 milhões dos supostos esquemas. 

Quando as acusações eclodiram no cenário político, o parlamentar negou qualquer irregularidade. Afirmando que eram falsas as acusações de que ele confiscava parte dos salários dos funcionários da entidade para embolsá-los. Na época, as investigações foram encerradas. 

Polêmica com a nomeação de Ceciliano

Embora a investigação tenha sido encerrada, ela não foi totalmente arquivada — o que faz com que a nomeação traga o processo de volta à tona. Vale lembrar ainda que a nomeação foi muito questionada pelas falas de Lula ao longo da sua campanha eleitoral.

Durante a campanha de 2022, o petista destacou diversas vezes o fato de Jair Bolsonaro (PL) estar associado a Flávio Bolsonaro, também acusado de estar envolvido com supostas rachadinhas ao longo do governo do seu pai.

Com a nomeação, a oposição faz as mesmas acusações contra Lula, como foram feitas ao longo do governo de Bolsonaro. 

Em entrevista à revista Veja, o deputado Carlos Jordy (PL) relembrou que o antigo chefe do Executivo foi acusado de ser “o governo da rachadinha”, questionando se agora Lula vai permitir que o governo seja “rachadão”.

Nome de Lula em diversas polêmicas

Além disso tudo, ao longo das últimas semanas, o presidente se envolveu em diversas outras polêmicas. Além da nomeação de Ceciliano, Lula também foi amplamente criticado pelos comentários negativos que fez ao Banco Central (BC).

Assim como as criticas à sua política monetária e a Roberto Campos Neto, presidente da instituição. Dessa forma, Lula causou uma grande tensão no atual mercado financeiro.

Imagem: Reprodução | Twitter (@AndreCeciliano)