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Falha no Meu Vivo permite acessar CPF e telefone de outros clientes

Erro na plataforma da Vivo vaza dados sensíveis de clientes. Não é a primeira vez!

A plataforma Meu Vivo atualmente está com problemas. Foi encontrada uma brecha no site que torna possível acessar dados como o CPF e o telefone de outros clientes.

Segundo relatos feitos diretamente ao site Tecnoblog, ao acessar a conta Meu Vivo e clicar em “Minhas Contas”  ocorre algo inesperado. O cliente é redirecionado a uma página que consta a fatura de diversos clientes em documentos no formato PDF.

As faturas têm a possibilidade de serem baixadas sem nenhum problema e nelas constam dados sensíveis como: CPF, nome completo, endereço e o número de telefone.

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Incidência da Falha

Aqueles que tiveram acesso ao erro contam que ele acontece de forma aleatória. Ao realizar o login no Meu Vivo pode aparecer a falha ou não.

Através de uma apuração, foi descoberto que há o Meu Vivo antigo e o novo. Ao acessar o site o cliente pode ser direcionado para um dos dois. O erro se encontra no mais recente.

As versões se diferem por alguns fatores estéticos e pela URL, onde é mais fácil a identificação. A antiga contém em seu endereço “Vivo2Book”  e a nova algo parecido com “vcMeuVivoAmDoc”.

Declaração da Vivo sobre o caso

A rede de telefonia ao ser questionada sobre a falha do Meu Vivo deu uma declaração que não entrava muito em detalhes.

Segundo a Vivo, seu objetivo é sempre melhorar o sistema e garantir o máximo de privacidade e segurança aos clientes, ela declara também que seus processos de segurança seguem padrões rígidos de qualidade.

Falha semelhante

Em 2019, no final do ano, ocorreu uma falha também no Meu Vivo. Ela fazia que os clientes, assim como no problema atual, conseguissem acesso a dados sensíveis de outros contratantes da Vivo.

Era possível ter acesso a conta de qualquer cliente através do mesmo token de acesso.

Números indicavam cerca de 24 milhões de pessoas prejudicadas pela falha. A Vivo disse apenas que os números eram “consideravelmente menores”, porém, não os divulgou.

Graças a isso, a empresa foi processada pela Intervozes e notificada pela Anatel e pelo Procon-SP.

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Fonte: Tecnoblog

Imagem: Syda Productions/shutterstock.com