Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Fechamento geral de agências bancárias já afetou mais de 2.500 unidades; entenda o que está acontecendo

Fechamento geral de agências bancárias gerou mais de 14 mil desempregos desde 2020, serviços digitais aparecem em maior demanda. Confira.

O fechamento geral de agências bancárias veio em resposta à rápida digitalização das atividades bancárias. As operações, antes realizadas somente de forma presencial como, abrir uma conta e pagar boletos, hoje são resolvidas com apenas um clique no celular.

Dessa forma, para cortar gastos desnecessários, muitas instituições bancárias optaram pelo fechamento de agências físicas.

No entanto, muitas pessoas foram prejudicadas com o processo de digitalização. Entre eles, funcionários demitidos ou usuários que têm dificuldades com o meio tecnológico, já que a maioria dos clientes da era digital são jovens de maior renda.

Fechamento de mais de 2 mil agências bancárias

De acordo com uma pesquisa realizada pela Ável Investimentos, os bancos Bradesco, Itaú Unibanco, Santander, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, fecharam, juntos, cerca de 2.563 agências bancárias físicas entre 2020 e 2022. Os dados são da Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Ainda no primeiro trimestre de 2023, as instituições desativaram 256 unidades.

Dessa forma, o fechamento geral de agências já resultou no desemprego de mais de 14 mil pessoas. No entanto, mesmo que idosos e pessoas em situação de vulnerabilidade possam não ter familiaridade com os meios digitais, o Banco Central não estipula um número mínimo de agências bancárias abertas para a atuação dos bancos.

Caixa amplia sua rede de atendimentos

Em contrapartida ao processo de digitalização das atividades bancárias, a Caixa Econômica Federal afirmou que não tem planos para modificar suas agências. O banco, especializado em financiamentos imobiliários, muitas vezes favorece idosos e beneficiários de programas de auxílio social, como o Bolsa Família.

Desse modo, a Caixa continua ampliando suas unidades de atendimento em uma rede de serviços. Essa, é composta por 4,3 mil agências e postos, 22,6 mil lotéricos e correspondentes CAIXA Aqui. Ela também conta com dez agências-caminhão e duas agências-barco, que atuam em regiões ribeirinhas. 

Veja também:

Empregada demitida por comer frutas do serviço receberá indenização de R$ 5 mil

Outras instituições que procuram alternativas virtuais, já contam com o fechamento geral de agências bancárias e com mais de 80% se seus serviços no meio digital.

Imagem: Jo Galvao/shutterstock.com