Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Fez um Pix por engano? Veja o que fazer

0

O sistema Pix, desenvolvido pelo Banco Central, atualmente, é a segunda forma de pagamento mais usada pelos brasileiros.

Entretanto, apesar de já fazer parte do cotidiano das pessoas, ainda existem dúvidas de como agir em determinadas situações.

Fiz um Pix errado. E agora?

Segundo o Banco Central, só é possível cancelar a transação antes da confirmação do pagamento, pois como a liquidação do Pix ocorre de maneira instantânea, depois da confirmação a transação não pode ser desfeita.

Todavia, quem enviou o Pix por engano pode negociar a devolução do valor transferido com quem recebeu. Caso haja a possibilidade de identificar a pessoa que recebeu a quantia por meio da chave Pix, o ideal é entrar em contato.

Recebi um Pix errado. O que devo fazer?

Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), a pessoa que recebeu um Pix por engano deve entrar em contato com quem fez a transferência para devolver o valor.

Vale lembrar que se a pessoa receber o valor por engano e não devolver pode sofrer eventuais penalidades e ser alvo de uma ação judicial.

Quais medidas devo adotar para evitar errar o envio do Pix?

Conforme orientação do Banco Central, no momento em que o usuário insere a chave, os dados da conta  ou usar o QR Code (pela leitura ou pela opção “Pix Copia e Cola”), o aplicativo do banco indicará, na tela de confirmação da operação, os dados de quem irá receber a quantia que está sendo transferida.

É preciso que antes de confirmar a operação, o usuário deve conferir os dados, se condizem com os da pessoa ou da empresa a quem ele deseja transferir a quantia ou realizar o pagamento. Se os dados não baterem, é fundamental buscar a informação correta com o destinatário, para a confirmação dos dados e em seguida a efetivação da operação, assim evitando golpes ou pagamentos por engano.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Siga-nos no canal no YouTube e em nossas redes sociais, como o  Facebook, Twitter, Instagram, e Twitch. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: fizkes / Shutterstock.com

Este website usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar

Fechar