Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

FGTS confirma SAQUES de R$ 5 mil nos próximos dias; saiba mais

Beneficiários nascidos em fevereiro podem sacar o FGTS. Entenda as regras da modalidade e fique por dentro das possíveis mudanças.

Recentemente, o FGTS anunciou a liberação de saques de até R$ 5 mil nas próximas semanas. Essa medida visa atender ao crescente interesse da população em ter acesso ao valor acumulado no fundo. Os cidadãos nascidos em fevereiro terão até o fim deste mês para realizar a retirada parcial do saldo em conta, por meio do saque-aniversário.

Assim, o modelo de saque-aniversário permite a retirada anual do fundo, proporcionando aos trabalhadores brasileiros o acesso antecipado ao dinheiro. No entanto, é importante lembrar que o saque rescisão, liberado em casos de demissão sem justa causa, ainda é a opção mais adequada para a população.

Entenda as modalidades de saque

Algumas regras envolvem cada modalidade de saque do FGTS e é fundamental que o trabalhador esteja ciente delas para evitar eventuais surpresas. Durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, o Ministério do Trabalho criou o saque aniversário. Porém, muitos contribuintes não sabiam que, ao escolher essa modalidade, teriam que aguardar ao menos 25 meses para voltar ao saque rescisão.

Mão segurando celular com aplicativo do FGTS na tela inicial.
Imagem: rafastockbr/shutterstock.com

Embora ainda não haja uma definição oficial, é provável que o governo federal estude a extinção do saque aniversário. O objetivo dessa possível ação é voltar ao modelo original do Fundo de Garantia. A flexibilização dessa modalidade de saque seria uma maneira de oferecer um amparo financeiro para aqueles que são pegos de surpresa por uma demissão.

FGTS: Ferramenta de auxílio ao trabalhador

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) foi instituído em 1966 e tem como objetivo proteger o trabalhador em caso de demissão sem justa causa. Ele é formado por depósitos mensais feitos pelo empregador, correspondentes a 8% do salário do empregado. Esse fundo é uma importante ferramenta para garantir a segurança financeira dos trabalhadores brasileiros em momentos de transição profissional.

Veja também:

Caixa paga MILHÕES depois do Carnaval; entenda

Dessa forma, com o passar dos anos, foram criadas novas modalidades de saque, como o saque-aniversário e o saque digital, proporcionando mais opções para os trabalhadores. No entanto, independente da modalidade escolhida, é essencial que o contribuinte tenha informações claras e precisas para fazer a melhor escolha possível.

Imagem: Diego Thomazini / shutterstock.com