Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

FGTS Digital: mais agilidade, segurança e economia para sua empresa

Descubra como o FGTS Digital está revolucionando a gestão empresarial, oferecendo agilidade, segurança e redução de custos.

Há uma semana, entrou em vigor o FGTS Digital, uma ferramenta que promete simplificar a rotina dos empregadores e da classe contábil.

Com mais de 37 milhões de trabalhadores registrados na CLT, a antiga forma de recolhimento do FGTS já não atendia às demandas crescentes e complexas.

Desse modo, a chegada do FGTS Digital marca uma revolução na gestão de informações do Fundo de Garantia, oferecendo praticidade, acessibilidade e eficiência.

Recolhimento e pagamento via PIX no FGTS Digital

Imagem de um computador com a logo do FGTS Digital
Imagem: Divulgação / Gov.Br

Uma das mudanças mais notáveis é a introdução do PIX como método exclusivo de recolhimento. A saber, essa inovação traz benefícios significativos, eliminando riscos de pagamentos equivocados e proporcionando mais segurança e agilidade ao processo.

Com a alteração na data de vencimento para o dia 20 de cada mês, alinhada ao prazo de envio do eSocial, facilita-se ainda mais o gerenciamento financeiro das empresas.

Redução de custos operacionais: menos deslocamentos, mais eficiência

A digitalização do FGTS elimina a necessidade do empregador se dirigir fisicamente à Caixa Econômica Federal.

A implementação de automatização nos procedimentos e a simplificação das operações apresentam a capacidade de diminuir substancialmente os custos operacionais. Portanto, menos tempo dedicado a processos manuais significa mais eficiência na gestão financeira, possibilitando a otimização de recursos para outras demandas cruciais.

Unificação na identificação por CPF: simplificando processos

A identificação exclusiva do trabalhador por CPF no FGTS Digital simplifica processos, dispensando a utilização do PIS. A unificação das contas vinculadas dos colaboradores com os respectivos CPFs pela CAIXA promove clareza e eficiência, facilitando o gerenciamento das informações dos profissionais.

Uma abordagem mais direta e descomplicada na identificação traz benefícios tanto para empregadores quanto para a contabilidade envolvida.

Facilidade de acesso e autonomia: controle nas mãos do empregador

O FGTS Digital oferece autonomia na gestão das obrigações relacionadas ao Fundo, permitindo que empregadores e contadores realizem emissões de guias, contratem parcelamentos, solicitem compensações e restituições de valores, tudo em um ambiente seguro, simples e ágil. Essa ferramenta capacita os responsáveis pela contabilidade com controle total sobre as operações do Fundo de Garantia.

Transparência e relatórios detalhados: gestão financeira descomplicada com o FGTS Digital

Ademais, a plataforma digital assegura total transparência na relação entre empregador e benefício trabalhista. Contadores e empresas têm acesso a relatórios detalhados sobre recolhimentos efetuados, extratos consolidados pelos colaboradores e consultas para identificar pendências que impactam o Certificado de Regularidade Fiscal (CRF).

Essa visibilidade facilita a gestão financeira e o cumprimento de obrigações fiscais, promovendo uma administração mais eficiente e livre de surpresas.

Veja também:

Celular Seguro: plataforma já registrou 30 mil alertas de bloqueios

Em suma, o FGTS Digital surge como uma resposta eficaz às demandas crescentes do mundo empresarial, oferecendo agilidade, segurança e economia. Ao simplificar processos, reduzir custos operacionais e proporcionar maior controle aos empregadores, essa inovação promete moldar uma nova era na gestão empresarial, onde a tecnologia se torna aliada na busca por eficiência e transparência.

Imagem: Divulgação / Gov.Br