Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Rendimento do FGTS empata com Selic e CDB

O rendimento do FGTS está igual à taxa Selic e ao CDB.

0

O FGTS acaba de se igualar ao rendimento da taxa Selic (taxa base da economia) e os CDBs.

A princípio, o FGTS é conhecido por ter um rendimento baixo e, por vezes, nem pagar as perdas com a inflação. Porém, nos últimos meses ele vem cada vez mais se distanciando dessa verdade histórica. 

Nesse sentido, é percebido que o FGTS encarou fortes aumentos em suas taxas ao mesmo tempo em que a Selic teve uma grande queda. Os CDBs não fugiram dessa tendência, uma vez que eles são fortemente atrelados à taxa base da economia.  

provável que você goste também

Como pedir adiamento das parcelas do Pronampe para seu banco?

Crédito com garantia de imóveis é opção para empresários e endividados

Confira 5 dicas MATADORAS para não se endividar com o cartão de crédito

Rendimento do FGTS empata com Selic e CDB

O rendimento do fundo está fixado em 3% ao ano, contra 3,5% a.a da Selic. O que torna o FGTS mais interessante é o fato dele ser um investimento livre de Imposto de Renda, ao contrário dos CDBs e outros produtos de renda fixa. 

Contudo, o FGTS continua sendo um investimento com pouca liquidez, uma vez que o trabalhador só pode exercer o seu direito de saque em situações específicas, tais como demissão sem justa causa, doença grave e compra de imóveis.  

Apesar disso, como o pagamento ao fundo é compulsório (8% do valor do salário pago pelo contratante), é interessante para o trabalhador ver o seu dinheiro rendendo mais.  

Seja como for, o cenário não deve permanecer assim por muito tempo. É esperado que a taxa Selic continue a subir e supere os 3,5% ao ano. A intenção de aumento é tida como certa pelo mercado e anularia essa equidade de retorno com o FGTS. 

Ainda assim, nenhum desses investimentos ultrapassou a inflação nos últimos 12 meses, que passou da marca de 6% nesse período.  

Por fim, existem algumas tentativas de retirar a qualidade compulsória do fundo e aumentar a possibilidade de resgate do valor pelo trabalhador. Todavia, tais ações continuam em estágio inicial e não devem alterar o cenário em um período recente.  

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Assim, é só seguir o Seu Crédito Digital no YouTubeFacebookTwitterInstagram e Twitch. Contudo, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos etc. Siga a gente para saber mais!

imagem: rafapress / shutterstock.com

- Publicidade -

Comentários
Carregando...