Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Confira 5 dicas MATADORAS para não se endividar com o cartão de crédito

Feito para ajudar com as despesas mensais e no planejamento financeiro, os benefícios do cartão de crédito são diversos, mas ele pode causar grandes dores de cabeça se usado de forma errada.

0

Todos os anos, a Associação Brasileira das Empresas de Crédito e Serviços (Abecs) faz um levantamento para ter uma visão geral sobre o mercado brasileiro. Esse levantamento apontou que o uso do cartão como método de pagamento, durante o ano de 2020, teve a fatia de R$ 1,18 trilhões.

No entanto, o mais impressionante é que este valor vem do total de R$ 2 trilhões em que os cartões de débito e os cartões pré-pagos foram considerados como métodos de pagamento também. Assim, surge a preocupação: como evitar se endividar com o cartão de crédito?

É provável que você também goste:

BIA, a inteligência artificial do Bradesco, agora se posiciona contra o assédio. Confira o vídeo

Se resgatar o CDB, perco o cartão de crédito? Diretora do PagBank responde

Banco Inter também quer dominar o mercado do PicPay

Tente pagar a fatura inteira

O que a maioria ama em um cartão de crédito é a possibilidade de sempre poder pagar o valor mínimo e acabam por tornar isso uma solução para todos os meses.

Entretanto, o que grande parte dessas pessoas não sabe é que existem juros e taxas em cima da fatura seguinte toda vez que a fatura anterior é paga somente no seu valor mínimo. Portanto, se você deixa de pagar a sua fatura na íntegra em um mês, no mês seguinte o valor que você deixou de pagar voltará ainda maior, pois agora haverá também a cobrança de juros sobre esse valor.

Também existe a chance de parcelar a fatura, mas só faça isso se realmente sentir que não vai dar conta dela naquele momento.

Coloque um limite para não se endividar com o cartão de crédito

Sempre deixe claro em sua mente o quanto pode gastar mensalmente no cartão de crédito e não gaste mais do que isso.

Dentro da fatura podem vir alguns acréscimos que vão te pegar de surpresa, além dos parcelamentos das compras passadas. Então ter um limite bem definido ajuda nesse controle.

Acompanhe seus gastos para não se endividar com o cartão de crédito

Você pode acompanhar os gastos conforme eles são feitos por SMS, além de poder ver seus gastos no próprio aplicativo do banco.

Quando notar que está próximo do seu limite pessoal, evite gastar e deixe o restante para emergências ou situações que aparecerem em cima da hora, para caso precisar usar o cartão de crédito.

Faça um planejamento financeiro

Faça um planejamento financeiro para que controle, não somente seu cartão de crédito, mas de todas as contas que você precisa quitar.

Nele, é ideal que se defina os gastos fixos e os gastos flexíveis. Além disso, use o espaço para anotar quanto de dinheiro entrou na conta e marque toda as saídas.

Com isso, você poderá saber se terá que fazer algum aperto para pagar a fatura ou não.

O cartão de crédito tem que combinar com você

Todos sempre optam pelo cartão de crédito que mais combina com suas necessidades, por isso o recomendado é sempre olhar as opções de todos os bancos antes de escolher.

Verifique benefícios como pontos, cashback, milhas aéreas, desconto na fatura etc. Cada banco possui vantagens próprias que combinam com as necessidades de cada público-alvo. Sendo assim, ter o cartão que foi pensado para o seu estilo de vida é o ideal.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então é só seguir o Seu Crédito Digital no YouTubeFacebookTwitterInstagram e Twitch. Assim você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos etc. Siga a gente para saber mais!

Imagem: fizkes / Shutterstock.com

- Publicidade -

Comentários
Carregando...