Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

FGTS: negativado pode antecipar o saque-aniversário?

Mais de 62 milhões de brasileiros estavam negativados em maio deste ano.

0

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Serasa Experian, mais de 62 milhões de brasileiros estavam negativados em maio deste ano. E neste período, de acordo com o IBGE, mais de 6 milhões de pessoas pediram empréstimo no período de pandemia, que iniciou em 2020 e segue até ainda em 2021. E em meio a essa busca por crédito, outra solução que ficou bem popular foi a antecipação do saque-aniversário do FGTS. Mas, quem está negativado pode fazer essa solicitação? Confira a seguir.

É provável que você também goste:

Revisão do FGTS: cada trabalhador deve receber R$ 10 mil

FGTS: confira condições do saque-aniversário na Caixa, BB, Santander e outros bancos

FGTS: STF nega correção que faria fundo render mais; entenda

FGTS: como funciona a antecipação do saque-aniversário?

Em primeiro lugar, vamos explicar como funciona a antecipação do saque-aniversário. De forma geral, trata-se de uma modalidade de empréstimo que garante que um determinado número de parcelas sejam antecipadas da opção de saque do FGTS. No entanto, para que o cidadão possa ter acesso a essa modalidade, ele antes deve solicitar o saque-aniversário.

Após optar pelo recebimento do valor na modalidade do saque-aniversário, você já pode iniciar o processo para aquisição do crédito. Lembrando que o empréstimo funciona como as demais opções, onde um valor é emprestado ao cidadão e o pagamento é feito por meio das parcelas do FGTS. Ademais, a instituição que concede esse tipo de crédito passa a ter acesso à conta do FGTS do solicitante, que por sua vez, fica sem acesso ao benefício até que o valor do empréstimo seja totalmente pago.

Atualmente, entre os bancos que oferecem a modalidade de antecipação do saque-aniversário, estão Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Itaú, BMG, C6 Consignado, Sicredi etc. Por fim, de acordo com a Caixa, após a solicitação da modalidade de crédito o indivíduo pode receber o valor desejado em até 24 horas. Contudo, cada banco que oferece a opção de empréstimo pode apresentar condições diferentes.

Negativado pode antecipar o saque-aniversário?

Mas, e a pergunta deste texto? Afinal, negativados podem antecipar o saque-aniversário do FGTS? A verdade é que dívidas em atraso podem sim comprometer a aquisição da antecipação do saque-aniversário. Isso porque estar com o nome sujo pode significar um risco às instituições credoras, assim como em qualquer empréstimo.

Porém, pessoas com restrições no nome ainda podem solicitar a antecipação do empréstimo do saque-aniversário FGTS, desde que a dívida não esteja associada a operações financeiras. Mas os pedidos de crédito para quem tem nome sujo têm condições diferentes, sendo que geralmente as taxas de juros são mais altas. Para saber mais, converse antes com seu banco.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitchInstagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Renato P Castilho / Shutterstock.com

Este website usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar

Fechar