Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Ficou sem dinheiro? Saiba o que acontece se pagar apenas o mínimo da fatura

Saiba quais são as consequências em pagar apenas mínimo da fatura do cartão de crédito e as demais informações sobre o assunto!

O cartão de crédito é uma das formas mais comuns de fazer pagamentos de compras e serviços, por exemplo. Logo, uma das dúvidas que surgem entre os consumidores gira em torno de pagar apenas o mínimo da fatura.

Dessa forma, o que acontece quando um usuário resolve quitar apenas o valor mínimo oferecido pelas instituições financeiras? Saiba mais detalhes sobre esse tipo de situação na sequência.

Quais são as consequências de pagar apenas o mínimo da fatura do cartão de crédito?

pagar valor mínimo da fatura do cartão
Imagem: Pormezz / Shutterstock.com

Quando um usuário decide pagar somente o mínimo da fatura do seu cartão, ele entra em um recurso disponibilizado pelas instituições financeiras chamado crédito rotativo. Em outras palavras, o valor que restou da fatura será, então, cobrado no próximo mês, porém, com acréscimo de juros.

Veja também:

Como calcular a taxa referencial e como ela afeta os investimentos?

Sendo assim, o rotativo se configura como uma modalidade oferecida pelas instituições financeiras, especialmente os cartões de crédito. Esse recurso permite ao usuário utilizar um valor predestinado de crédito de forma contínua, desde que haja mensalmente a quitação de um valor mínimo determinado.

Contudo, é preciso salientar que o não quitação desse saldo sofre a incidência de juros altos, o que pode tornar essa opção bastante cara caso não haja um o gerenciamento adequado. Logo, é aconselhável pagar a fatura integralmente em vez de apenas o mínimo, a fim de evitar custos financeiros elevados.

Qual é a taxa do rotativo?

Ademais, os juros do crédito rotativo são muito altos. No final do ano de 2022, a taxa do rotativo atingiu 409,3% ao ano. Em síntese, ao decidir pagar somente o mínimo da fatura, o consumidor corre riscos significativos de entrar em um ciclo constante de endividamento.

Adicionalmente, os juros do crédito rotativo são compostos, o que gera um aumento constante da dívida sobre a dívida do mês anterior. Isso pode ocasionar um aumento expressivo da sua dívida com o tempo, caso o cliente opte pelo pagamento apenas do mínimo da fatura.

Imagem: Pormezz / Shutterstock.com