Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Fim de mais uma profissão: empresa cria ônibus que não necessita de motorista

Uma empresa lançou um novo ônibus que funciona automaticamente, ou seja, não precisa de contato humano para realizar o seu trajeto.

Recentemente, uma empresa lançou um novo ônibus que funciona automaticamente, ou seja, não precisa de contato humano para realizar o seu trajeto. Pode parecer algo bem futurista, mas a ideia do ônibus sem motorista já é real em alguns lugares. 

Além disso, também existem carros que contam com a mesma funcionalidade, em que o veículo é capaz de se locomover 100% sozinho. 

Ônibus que funciona de forma automática 

Uma tecnologia nova desenvolvida na Coreia do Sul está sendo bastante comentada em todos os lugares do mundo. Ela diz respeito a possibilidade dos ônibus circularem apenas com a direção automática. Isto é, veículos que conseguem circular sem nenhum piloto humano. 

A nova tecnologia foi desenvolvida pela startup 42dot. Em suma, a empresa criou um ônibus que consegue fazer todo o seu percurso sem motorista nenhum, dirigindo de maneira totalmente autônoma. 

O modelo do ônibus é bastante futurístico. Ele tem bordas arredondadas e janelas bem grandes. Além disso, dentro dele existem diversos lasers e câmeras que funcionam durante a rota do veículo, que fazem o papel dos sensores. 

De acordo com o chefe de direção autônoma da 42 dot, Jeong Seong-gyun, o design do veículo é intencional. Ou seja, o ônibus que parece mais com um brinquedo do que com uma inovação tecnológica foi planejado para ser exatamente assim antes. 

Apesar do ônibus ter sido desenvolvido pela empresa 42dot, atualmente, o veículo pertence à automobilística Hyundai. 

Público pode andar no ônibus de graça 

Por enquanto, um motorista de segurança vai acompanhar o veículo de perto, que percorrerá um trajeto de 3,4 km no centro de Seul, capital da Coreia do Sul, que leva, aproximadamente, 20 minutos. O público pode embarcar em duas paradas designadas após reservar um assento gratuito por meio de um aplicativo.

O intuito da empresa ao desenvolver o ônibus era tornar a novidade uma tecnologia de baixo custo. Já que a maioria das tecnologias avançadas custam caro. Além disso, é segura e facilmente transferível para outros tipos de veículos no futuro, como por exemplo, caminhões de entrega. 

Imagem: Annie Spratt / Unsplash