Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Fim do Auxílio Gás pode estar próximo; entenda o que está acontecendo

Auxílio Gás sofre bloqueio e pode estar em risco nos próximos meses; entenda o que aconteceu e se o benefício pode acabar!

O Auxílio Gás, voltado para pessoas de baixa renda que funciona como uma ajuda de custo para pagamento do gás de cozinha, está em risco. Recentemente, o governo bloqueou significativos recursos, e essa medida pode deixar até 2 milhões de famílias sem acesso ao benefício até o final deste ano.

As informações indicam que o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) congelou a liberação de R$ 262 milhões do Auxílio Gás. Até agora, os beneficiários receberam 4 parcelas do auxílio, referente aos meses de fevereiro, abril, junho e agosto. Estava previsto que as famílias receberiam ainda em outubro e dezembro.

Fim do Auxílio Gás pode estar próximo?

Trabalhador empilhando botijões de gás de cozinha
Imagem: Joa Souza/ shutterstock.com

De acordo com o ministério liderado por Wellington Dias, a decisão de bloquear os recursos “poderia afetar o Auxílio Gás, mas apenas em dezembro”. A justificativa é que não haveria prejuízos significativos neste momento. Entretanto, se a verba não for liberada até o fim do ano, o MDS terá que realocar fundos de outras áreas sociais para garantir o benefício.

Com o atual bloqueio, estima-se que cerca de 795 mil famílias possam sofrer restrições. Assim, caso o número de beneficiários continue o mesmo conforme prometido nas próximas parcelas, faltarão recursos para atender 2 milhões de pessoas em dezembro.

Outras áreas também ficaram sem verba; veja quais

O bloqueio não se limitou ao Auxílio Gás. Setores essenciais como o da educação também sofreram cortes substanciais, afetando programas voltados à educação básica, alfabetização, transporte escolar e bolsas de estudo. Isso tudo acontece em um momento em que o governo anunciava planos de ampliar o ensino em tempo integral.

Veja também:

Não recebeu a restituição do Imposto de Renda? Saiba o que fazer se cair na malha fina

Com 14% do orçamento do benefício retido, correspondendo a R$ 1,8 bilhão, a situação torna-se preocupante. Isso sugere que, ou não haverá fundos suficientes para manter o programa até o final do ano, ou algumas famílias ficarão sem o auxílio.

Imagem: Joa Souza / shutterstock.com