Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Fique atento a esses 10 erros ao solicitar a aposentadoria

Ao solicitar a aposentadoria, é necessário se atentar aos erros mais comuns para conseguir o benefício de forma rápida. Confira!

Cometer um erro na hora de pedir a aposentadoria pode gerar uma grande dor de cabeça ao contribuinte. Além disso, seja por falta de atenção ou conhecimento, a correção pode prorrogar o prazo inicial, que, de acordo com a lei, é de 45 dias.

Para 2023, as regras da Reforma da Previdência, promulgadas desde 2019, continuam valendo. Por isso, preparamos um guia exclusivo sobre os 10 erros mais comuns ao solicitar a aposentadoria e como corrigi-los. Acompanhe!

1. Tipo de aposentadoria

O primeiro erro ao solicitar a aposentadoria é não saber qual escolher, quando se cumpre os requisitos mínimos para mais de uma modalidade. Isso porque nem todas serão interessantes. 

Neste caso, o ideal é contar com orientação jurídica a fim de não escolher a opção que pagará um valor menor devido às mudanças na regra.

2. Falta de planejamento

Outro erro ao solicitar a aposentadoria é não traçar objetivos ao longo da vida profissional. Afinal, sem planejamento, é provável que você precise continuar trabalhando mesmo após se aposentar, devido a rendimentos que não cobrem todas as suas despesas.

3. Desconhecimento sobre as novas regras

Há critérios como pedágio e transição que podem ser complexos de entender para quem não é especialista em leis da Previdência Social. Por isso, não conhecer as novas regras pode atrapalhar uma aposentadoria tranquila e adequada.

4. Ciência sobre o tempo mínimo para solicitar a aposentadoria de mulheres

Conforme a Reforma da Previdência, as mulheres podem pedir a aposentadoria apenas a partir dos 62 anos de idade, ainda que cumpra o tempo mínimo de trabalho. Logo, entrar com o pedido antes disso é certeza de que ele será negado pelo INSS.

5. Pedido da aposentadoria antes do permitido

Assim como acontece com o pedido de mulheres, os homens precisam cumprir a idade mínima de 65 anos. Então, não adianta solicitar a aposentadoria meses antes.

6. Não comparar as modalidades possíveis

Para algumas pessoas que irão solicitar a aposentadoria, há casos em que mais de uma modalidade está disponível.

Elas podem ser três, ou seja, sobre idade, tempo de contribuição ou aposentadoria especial. Para estas situações, é importante comparar a diferença entre elas e escolher a que for mais vantajosa.

7. Documentação incorreta ou faltante

Antes de fazer o pedido da aposentadoria pela plataforma Meu INSS, o ideal é conferir toda a documentação necessária. Ou seja, precisam estar em mão e legíveis: carteira de trabalho, holerites, extrato do FGTS, recibos, comprovante de contas, entre outros.

8. Erro no cálculo da guia do GPS

Para quem contribui de forma individual ou facultativa, a guia de arrecadação precisa ser paga de forma correta. Em outras palavras, deve-se tomar o cuidado no preenchimento, no pagamento do valor correto e na informação do código do plano solicitado.

9. Não inclusão de comprovante de atividade especial

Quem exerceu atividade insalubre ou que oferece perigo precisa apresentar o documento que comprove a função, assim como calcular a partir dessa observação. Caso contrário, o cálculo será feito incorretamente.

10. Dados não atualizados na plataforma

É comum que o contribuinte não mantenha os dados atualizados, como mudança no nome, endereço e outros. Dessa forma, ao solicitar a aposentadoria, pode haver divergência entre as informações concedidas e as que estão no aplicativo do Meu INSS.

Por último, vale a pena incluir como um erro “extra” procurar a ouvidoria do INSS antes do prazo final de 90 dias.

Melhores condições de empréstimo para beneficiários do INSS

Se você está precisando de dinheiro extra para alcançar um objetivo ou até mesmo quitar uma dívida, saiba que existe um jeito simples e fácil de conseguir!

Por meio do Seu Empréstimo Digital, aposentados e pensionistas conseguem encontrar os maiores valores com as menores taxas de empréstimo consignado.

Você simula e contrata o empréstimo sem sair de casa, e todo o processo é seguro e sem burocracia. Clique aqui e conheça!

Imagem: fizkes/shutterstock.com