Fuja delas: estas são as piores empresas de telefonia e internet do Brasil
As empresas de telecomunicações no Brasil correspondem a 11% do número de reclamações dos brasileiros. Confira o ranking!
De acordo com um levantamento do Procon e dos órgãos integrados da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça, dentre as operadoras que mais receberam reclamações dos consumidores em 2022, estão: Oi, Claro, Vivo e TIM. Dessa forma, as empresas de telecomunicações no Brasil correspondem a 11% do número de reclamações.
Além disso, muitos usuários utilizam o site Reclame Aqui, que virou uma arma poderosa do consumidor que deseja protestar sobre algo que não está lhe agradando no serviço oferecido por uma determinada empresa. Assim, fizemos um levantamento das piores empresas de telefonia e internet do Brasil, segundo a plataforma. Confira:
Veja também:
Até 12 anos de saque-aniversário são ANTECIPADOS para os brasileiros; entenda
Piores empresas de telefonia e internet no Brasil

Portanto, confira o ranking das piores empresas de telefonia e internet no rasil, segundo as reclamações que constam no Reclame Aqui:
Empresa | Principais motivos de reclamação |
1º: Claro | Telefonia celular (32,82%); cobrança indevida (24,64%); planos pós-pagos (20,52%) |
2º: Vivo (Celular, Fixo, Internet, TV) | Telefonia celular (32,1%); cobrança indevida (21,44%); planos pós-pagos (18,81%) |
3º: Samsung – Celular e Computador | Celulares e smartphones (54,65%); smartphone (30,1%); problemas com a tela (13,45%) |
4º: Oi Fibra | Internet para casa (64,92%); Provedores e servidores de internet (58,82%); cobrança indevida (17,34%) |
5º: Claro TV | TV por assinatura (65,98%); TV por assinatura (54,1%); cobrança indevida (30,95%) |
6º: Samsung Acessórios | Acessórios para celulares, tablets e computadores (55,54%); outro tipo de produto/serviço (32,45%); produto com defeito (14,47%) |
7º: Shopping Samsung | Celulares e smartphones (35,35%); outro tipo de produto/serviço (20,86%); atraso na entrega (18,52%) |
8º: Claro nxt (antiga Nextel) | Telefonia celular (50,28%); planos pós-pagos (30,99%); cobrança indevida (19,83%) |
9º: Kendoo Solutions | Estorno do valor pago (71,5%); não categorizado (48%); pagamentos eletrônicos (32%) |
10º: Maisvoip Serviços de telecomunicação | Provedores e serviços de internet (12,04%); Internet para casa (9,69%); mau atendimento no SAC (7,93%) |
Empresas que mais resolveram
Em contrapartida, as empresas de telefonia e internet que mais resolveram os problemas de seus usuários no Reclame Aqui, foram:
1º TIM;
2º TIM Ultrafibra;
3º Americanet;
4º Desktop Internet;
5º Mob Telecom;
6º Blink Telecom;
7º CertiSign;
8º Deezer;
9º Gocase;
10º Age Telecom.
Imagem: GaudiLab / shutterstock.com