Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Fuja delas: estas são as piores empresas de telefonia e internet do Brasil

As empresas de telecomunicações no Brasil correspondem a 11% do número de reclamações dos brasileiros. Confira o ranking!

De acordo com um levantamento do Procon e dos órgãos integrados da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça, dentre as operadoras que mais receberam reclamações dos consumidores em 2022, estão: Oi, Claro, Vivo e TIM. Dessa forma, as empresas de telecomunicações no Brasil correspondem a 11% do número de reclamações.

Além disso, muitos usuários utilizam o site Reclame Aqui, que virou uma arma poderosa do consumidor que deseja protestar sobre algo que não está lhe agradando no serviço oferecido por uma determinada empresa. Assim, fizemos um levantamento das piores empresas de telefonia e internet do Brasil, segundo a plataforma. Confira:

Veja também:

Até 12 anos de saque-aniversário são ANTECIPADOS para os brasileiros; entenda

Piores empresas de telefonia e internet no Brasil

mão usando celular, em frente a uma mesa onde tem uma xícara de café e um prato com pedaço de um bolo
Imagem: GaudiLab / shutterstock.com

Portanto, confira o ranking das piores empresas de telefonia e internet no rasil, segundo as reclamações que constam no Reclame Aqui:

EmpresaPrincipais motivos de reclamação
1º: ClaroTelefonia celular (32,82%); cobrança indevida (24,64%); planos pós-pagos (20,52%)
2º: Vivo (Celular, Fixo, Internet, TV)Telefonia celular (32,1%); cobrança indevida (21,44%); planos pós-pagos (18,81%)
3º: Samsung – Celular e ComputadorCelulares e smartphones (54,65%); smartphone (30,1%); problemas com a tela (13,45%)
4º: Oi FibraInternet para casa (64,92%); Provedores e servidores de internet (58,82%); cobrança indevida (17,34%)
5º: Claro TVTV por assinatura (65,98%); TV por assinatura (54,1%); cobrança indevida (30,95%)
6º: Samsung AcessóriosAcessórios para celulares, tablets e computadores (55,54%); outro tipo de produto/serviço (32,45%); produto com defeito (14,47%)
7º: Shopping SamsungCelulares e smartphones (35,35%); outro tipo de produto/serviço (20,86%); atraso na entrega (18,52%)
8º: Claro nxt (antiga Nextel)Telefonia celular (50,28%); planos pós-pagos (30,99%); cobrança indevida (19,83%)
9º: Kendoo SolutionsEstorno do valor pago (71,5%); não categorizado (48%); pagamentos eletrônicos (32%)
10º: Maisvoip Serviços de telecomunicaçãoProvedores e serviços de internet (12,04%); Internet para casa (9,69%); mau atendimento no SAC (7,93%)
Fonte: Reclame AQUI

Empresas que mais resolveram

Em contrapartida, as empresas de telefonia e internet que mais resolveram os problemas de seus usuários no Reclame Aqui, foram:

1º TIM;

2º TIM Ultrafibra;

3º Americanet;

4º Desktop Internet;

5º Mob Telecom;

6º Blink Telecom;

7º CertiSign;

8º Deezer;

9º Gocase;

10º Age Telecom.

Imagem: GaudiLab / shutterstock.com